Terça-feira, 16 de setembro de 2008 - 20h21
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai enviar, nesta quinta-feira (18), representantes para acompanhar de perto a crise política na Bolívia. O presidente da comissão, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), afirmou que o Brasil precisa se envolver na crise do país vizinho porque foi chamado a participar do processo de solução. "O Brasil deve chegar à Bolívia com uma proposta concreta", disse.
Ele enfatizou que essa colaboração não representa nenhuma interferência. "A preocupação do presidente Lula com uma possível ingerência nos negócios internos de um país deve desaparecer neste momento e ceder lugar a uma concepção mais pragmática de que os bolivianos precisam de ajuda. Além do mais, nós não estamos forçando nada, nem estamos nos oferecendo. Eu ouvi diversas vezes apelos de lideranças bolivianas pelo envolvimento do Brasil, que é o país mais confiável nessa história toda."
Vão participar da visita, até sábado (20), os deputados Claudio Cajado (DEM-BA), Dr. Rosinha (PT-PR), Fernando Melo (PT-AC), Henrique Afonso (PT-AC), Nilson Mourão (PT-AC), Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS) e Raul Jungmann (PPS-PE).
Os deputados planejam entrar em contato com políticos que sejam favoráveis e contrários ao governo de Evo Morales.
Ataques
A crise boliviana começou a se agravar na semana passada, quando manifestantes de oposição explodiram um gasoduto da Petrobras. Grupos civis também invadiram prédios públicos e atacaram sedes de veículos de comunicação do governo. Os manifestantes acusam o presidente Evo Morales de adotar medidas estatizantes. Os protestos começaram depois que o governo reduziu o repasse de verbas para alguns departamentos do país, para aumentar o valor das pensões de idosos.
Os protestos contra Morales são mais fortes nos cinco departamentos governados pela oposição - Santa Cruz, Pando, Beni, Tarija e Chuquisaca.
Na manhã desta terça, o dirigente do departamento de Pando foi escoltado pela polícia até a capital do país, La Paz. Esse governador (Leopoldo Fernández) é acusado de ter sido o responsável pela morte de 17 camponeses indígenas na semana passada na localidade de El Porvenir.
Fonte: Agência Câmara
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin
Veja o vídeo:
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu