Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa Francisco celebra primeira Hora do Angelus e pede que todos aprendam a perdoar


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC


Vaticano – Dirigindo-se aos fiéis como “irmãos”, o papa Francisco apelou hoje (18) para que as pessoas aprendam a perdoar, a exemplo de Deus e Jesus Cristo. O papa disse ter aprendido com uma senhora de idade avançada, em Buenos Aires, a sabedoria da vida: se Deus não perdoasse a tudo, simplesmente o mundo não existiria. Francisco celebrou, pela primeira vez, a Hora do Angelus, ao meio-dia (8h de Brasília), na Praça São Pedro.

Como exemplo de perdão, o papa Francisco citou a passagem bíblica em que Jesus Cristo salva a mulher adúltera da morte. Francisco ressaltou que, no lugar do desprezo, é preciso sentir amor. “Não devemos sentir desprezo, mas amor. A paciência que há da sua misericórdia. Deus não se cansa de perdoar”, disse o papa.

Francisco relatou, então, o episódio que viveu há 11 anos, com a ancião que lhe falou em perdão. “'Se o Senhor não perdoasse a tudo, o mundo não existiria', disse a senhora para mim”, contou. “Pensei: 'ela tem a sabedoria dos gregorianos, de quem estuda a essência do Espírito Santo'”.

Em seguida, o papa acrescentou que: “Deus não se cansa de esperar. Ele não se cansa de perdoar, mas a gente não se cansa de pedir perdão”. Francisco rezou a missa em italiano e saudou a todos, lembrando que havia pessoas, na Praça São Pedro, que vieram de várias partes do mundo. “É uma praça que tem a dimensão do mundo”, ressaltou para a multidão de pessoas que se aglomeravam para assistir à primeira oração do Angelus proferida por ele. O Angelus é uma oração antiga que faz referência à anunciação do anjo Gabriel a Maria, de que ela iria conceber o filho de Deus, segundo consta no Evangelho de Lucas.

Francisco destacou ainda que, para mudar o mundo, é preciso sentir a misericórdia, o que possibilitará um planeta mais humano.

“Sentir misericordia é pensar em mudar o mundo. Um pouco de misericórdia rende um mundo menos frio e mais justo. É bela a misericórdia”, destacou o papa. Ele rezou a oração da Ave Maria e, depois, abençoou a todos. “Estendo meu abraço a todos que vieram de várias partes da Itália e do mundo.”
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe