Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa Francisco celebra primeira Hora do Angelus e pede que todos aprendam a perdoar


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC


Vaticano – Dirigindo-se aos fiéis como “irmãos”, o papa Francisco apelou hoje (18) para que as pessoas aprendam a perdoar, a exemplo de Deus e Jesus Cristo. O papa disse ter aprendido com uma senhora de idade avançada, em Buenos Aires, a sabedoria da vida: se Deus não perdoasse a tudo, simplesmente o mundo não existiria. Francisco celebrou, pela primeira vez, a Hora do Angelus, ao meio-dia (8h de Brasília), na Praça São Pedro.

Como exemplo de perdão, o papa Francisco citou a passagem bíblica em que Jesus Cristo salva a mulher adúltera da morte. Francisco ressaltou que, no lugar do desprezo, é preciso sentir amor. “Não devemos sentir desprezo, mas amor. A paciência que há da sua misericórdia. Deus não se cansa de perdoar”, disse o papa.

Francisco relatou, então, o episódio que viveu há 11 anos, com a ancião que lhe falou em perdão. “'Se o Senhor não perdoasse a tudo, o mundo não existiria', disse a senhora para mim”, contou. “Pensei: 'ela tem a sabedoria dos gregorianos, de quem estuda a essência do Espírito Santo'”.

Em seguida, o papa acrescentou que: “Deus não se cansa de esperar. Ele não se cansa de perdoar, mas a gente não se cansa de pedir perdão”. Francisco rezou a missa em italiano e saudou a todos, lembrando que havia pessoas, na Praça São Pedro, que vieram de várias partes do mundo. “É uma praça que tem a dimensão do mundo”, ressaltou para a multidão de pessoas que se aglomeravam para assistir à primeira oração do Angelus proferida por ele. O Angelus é uma oração antiga que faz referência à anunciação do anjo Gabriel a Maria, de que ela iria conceber o filho de Deus, segundo consta no Evangelho de Lucas.

Francisco destacou ainda que, para mudar o mundo, é preciso sentir a misericórdia, o que possibilitará um planeta mais humano.

“Sentir misericordia é pensar em mudar o mundo. Um pouco de misericórdia rende um mundo menos frio e mais justo. É bela a misericórdia”, destacou o papa. Ele rezou a oração da Ave Maria e, depois, abençoou a todos. “Estendo meu abraço a todos que vieram de várias partes da Itália e do mundo.”
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)