Porto Velho (RO) sexta-feira, 12 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa critica a 'cultura da morte' que atinge a terceira idade, a eutanásia



O papa Bento XVI denunciou hoje que a "cultura da morte" também incide sobre a terceira idade, "já que, com crescente insistência, a eutanásia é proposta como solução para resolver casos difíceis".

O pontífice afirmou isto na mensagem que apresentou hoje no Vaticano na Assembléia Plenária do Conselho Pontifício para a Família, que abordou o tema "Os avós, seu testemunho e presença na família".

O líder da Igreja Católica afirmou que no passado os avôs desempenhavam um papel importante na vida e no crescimento da família e que mesmo quando eram muito idosos continuavam a estar com os filhos, com os netos e até mesmo com os bisnetos, "dando testemunho de premência, sacrifício e uma entrega diária sem reservas".

No entanto, prosseguiu o Papa, na vida atual "a evolução econômica e social" levou a profundas transformações na vida das famílias e dos idosos.

Muitos avós estão "em uma espécie de zona de estacionamento e muitos se dão conta que são um peso para a família e preferem viver sozinhos ou em asilos, com todas as conseqüências que isto comporta", acrescentou.

"Infelizmente, de muitas partes avança a cultura da morte, que também incide sobre as pessoas da terceira idade. Com crescente insistência se chega até a propor a eutanásia como solução para resolver situações difíceis", declarou o papa.

Bento XVI pediu que se atue "com força antes de tudo o que desumaniza a sociedade" e que se "derrote" qualquer tipo de marginalização, "já que os que estão arrastados pela mentalidade individualista não são os avós e os idosos em geral, mas toda a sociedade".

O Papa reiterou que os avós "seguem sendo um testemunho de unidade, de valores baseados na fidelidade a um único amor que gera a fé e a alegria de viver".

"Os novos modelos de sociedade e o relativismo que imperam enfraqueceram estes valores fundamentais do núcleo familiar. Os males de nossa sociedade precisam de remédios urgentes. Não se pode projetar o futuro sem se referir a um passado carregado de experiências significativas e de pontos de referência espirituais e morais", concluiu o pontífice.

Fonte: EFE

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe