Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

ONU pede que Líbia cumpra novo cessar-fogo



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que espera que a Líbia cumpra a promessa de um novo cessar-fogo anunciado hoje (20). “Espero sinceramente e apelo às autoridades líbias que mantenham a sua promessa”, disse em uma coletiva de imprensa.

Ao fazer o anúncio, o presidente Muammar Khadafi disse que a medida é uma resposta ao apelo da União Africana para uma “cessação imediata das hostilidades”. Pouco antes, a defesa antiaérea líbia entrou em ação em Trípoli com vários disparos, segundo relatos de jornalistas estrangeiros na capital da Líbia, indicando que estava ocorrendo um novo ataque das forças de coalizão.

Jornalistas que estão na capital relataram ter ouvido fortes estrondos e visto traços de fogo no céu perto da residência de Muammar Khadafi. A coalizão, liderada pelos Estados Unidos, pela França e pelo Reino Unido, entrou em ação ontem (19), com ataques aéreos e pelo mar contra alvos militares estratégicos na Líbia. O objetivo é frear a repressão do regime de Khadafi aos oposicionistas.

A intervenção está legitimada por uma resolução aprovada na quinta-feira (17) pelo Conselho de Segurança da Organização da ONU para que seja estabelecida uma zona de exclusão aérea. Ela permite o uso de todos os meios, exceto uma invasão terrestre, para proteger os civis líbios dos ataques das forças do regime de Khadafi.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)