Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

ONU: objetivo na Síria é cessar confrontos


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Nomeado recentemente como enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe à Síria, o argelino Lakhdar Brahimi disse que seus esforços serão para cessar os confrontos no país e não apenas evitá-los. "Uma guerra civil é a forma de conflito mais cruel, quando um vizinho mata o seu vizinho e, por vezes, o irmão, é o pior dos conflitos”, disse Brahimi, há quatro dias no cargo.

"Há muitas pessoas que dizem que é necessário evitar a guerra civil na Síria. Na minha opinião, já estamos nessa situação há algum tempo. O que é preciso é pôr fim e isso não vai ser fácil”.

Há 17 meses, a Síria vive sob clima de guerra, pois integrantes da oposição e do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, enfrentam-se nas principais cidades do país. A oposição exige a renúncia de Assad e o fim das violações aos direitos humanos. Assad reage com repressão. Mais de 20 mil pessoas morreram nesse período, segundo organizações não governamentais (ONGs).

“[Na Síria] a mudança é inevitável, uma mudança séria, uma mudança fundamental, não cosmética. É necessário que as aspirações do povo sírio sejam satisfeitas”, disse Brahimi, evitando usar a palavra renúncia em relação a Assad.

Brahimi, de 78 anos, foi nomeado no dia 16 o novo mediador dos conflitos em substituição a Kofi Annan, que avisou que não permaneceria no cargo. A nomeação ocorreu um dia depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidir acabar com a missão de observadores da ONU na Síria, que era encarregada de fiscalizar um cessar-fogo que não ocorreu.

Pelas primeiras informações de hoje (20), foram registrados combates entre as forças do governo e da oposição em Assali e Qadam, no Sul da Síria. Ontem (19), pelo menos 84 pessoas morreram no país, a maioria civis, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Os conflitos ocorreram poucas horas depois de os últimos observadores da ONU deixarem o país. Foram enviados 300 observadores para a Síria.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes