Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

ONU começa reunir provas sobre crimes de guerra na Síria



Da Rádio França Internacional*

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou nessa quarta-feira (21) a criação de um painel para reunir provas sobre os crimes de guerra na Síria. A decisão é considerada o primeiro passo para levar à Justiça os responsáveis por atrocidades na guerra civil do país, que já dura seis anos.

A resolução para criar o painel de investigação foi adotada por 105 votos contra 15. Também foram registradas 52 abstenções. O painel trabalhará com a Comissão de Investigação da ONU. O grupo já entregou vários relatórios que detalham as atrocidades cometidas durante a guerra, que já matou 310 mil pessoas.

O painel também reunirá documentos, listas de testemunhas e gravações de vídeo que algum dia poderão ser usados em um tribunal. A medida preparada por Liechtenstein (principado localizado no centro da Europa) foi proposta por 58 países, entre eles os Estados Unidos, a França, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha, Turquia, Arábia Saudita e o Qatar.

O rascunho do projeto informa que "coletará, consolidará, preservará e analisará a evidência de violações e abusos ao direito internacional humanitário e aos direitos humanos, e preparará arquivos para facilitar e acelerar os procedimentos criminais e independentes".

"Finalmente, estamos dando um passo para satisfazer as expectativas que durante tanto tempo citamos", disse a embaixadora de Liechtenstein, Christina Wenaweser.

"Flagrante interferência"

O embaixador sírio, Bashar Jafaari, criticou a medida, afirmando que ela contraria a Carta da ONU. Segundo ele, a decisão é "flagrante interferência nos assuntos internos de um Estado-membro da organização".

Grupos de direitos humanos aplaudiram a medida. "Ao estabelecer um mecanismo de investigação, a Assembleia Geral ajuda a pavimentar o caminho para a prestação de contas após anos de atrocidades sem controle", declarou o assessor de Justiça internacional da organização Human Rights Watch, Balkees Jarrah.

No entanto, o caminho para o início de uma investigação sobre crimes de guerra na Síria é longo. A China e a Rússia - principal aliado da Síria e que tem poder de veto na ONU - já bloquearam em 2014 um pedido do Conselho de Segurança à Corte Penal Internacional sobre a questão.

*Com informações da AFP
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)