Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

ONU: 1 milhão de sírios precisam de ajuda


Thais Leitão
Agência Brasil

Rio de Janeiro - A subsecretária-geral de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Valerie Amos, disse hoje (3) que cerca de 1 milhão de pessoas na Síria precisam de ajuda. A estimativa foi feita com base em avaliações negociadas com as autoridades locais, que permitiram que representantes das Nações Unidas e do Crescente Vermelho tivessem acesso a determinadas cidades.

“Fizemos ao governo da Síria algumas propostas de acesso a populações atingidas que não foram aceitas. As autoridades permitiram, no entanto, que as Nações Unidas e o Crescente Vermelho tivessem acesso para avaliar algumas cidades, inlcuindo Homs. As avaliações acabaram na semana passada e concluímos que 1 milhão de pessoas precisam de ajuda”, disse ela, no Rio de Janeiro.

Segundo Amos, as principais necessidades estão relacionadas ao acesso a tratamento médico, remédios, alimentos e apoio psicológico, especialmente para as crianças, muito abaladas por causa dos conflitos. Para ela, o maior desafio das Nações Unidas, neste momento na região, é negociar com o governo sírio a retirada de obstáculos à entrada de ajuda internacional para garantir assistência à população.

A subsecretária-geral da ONU relatou que, quando esteve na Síria, há três semanas, encontrou regiões “completamente destruídas”, como o bairro de Baba Amr, em Homs, fortemente atingido pela ação das forças do governo contra insurgentes nos últimos dias.

“O que eu encontrei lá foi um lugar extremamente quieto, com o comércio fechado e as ruas vazias. Baba Ama está completamente destruído, nenhuma construção está intacta e poucas famílias voltaram para tentar recuperar alguns pertences”, contou. “Há cerca de 10 mil voluntários do Crescente Vermelho na Síria, mas o acesso às populações ainda é o grande problema”, acrescentou.

Valerie Amos faz uma visita de dois dias ao Brasil. Ontem (2), em Brasília, se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; o ministro da Defesa, Celso Amorim; e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para discutir mecanismos de fortalecimento da relação com o Brasil para os temas humanitários. Hoje, no Rio de Janeiro, ela se encontra com o prefeito Eduardo Paes e com representantes do setor privado e de organizações não governamentais para discutir temas humanitários.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)