Segunda-feira, 7 de abril de 2008 - 16h40
Juliana Cézar Nunes e Morillo Carvalho
Agência Brasil
Brasília - A Organização Mundial de Saúde (OMS) aproveitou o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7), para fazer um alerta sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana.
De acordo com a organização, o aumento da temperatura do planeta colabora para a manutenção e ampliação de doenças tropicais e negligenciadas, como malária, cólera e tuberculose. Para enfrentar o agravamento das epidemias, governos e sociedade foram orientados a intensificar os investimentos em saúde pública, saneamento e defesa civil.
“As mudanças climáticas colocam em risco a saúde humana”, destacou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em comunicado divulgado pela organização. "O aquecimento do planeta será gradual, mas o efeito de tempestades, enchentes e secas é abrupto e imediato.”
Segundo a OMS, a onda de calor na Europa, em 2003, que matou cerca de 70 mil pessoas, é um exemplo de impacto negativo das mudanças climáticas. As epidemias de malária na África e de cólera, na Ásia, também são citadas no alerta da organização.
Para minimizar os efeitos dos desequilíbrios ambientais, a OMS aposta no apoio às iniciativas comunitárias e movimentos de mulheres, especialmente nos países em desenvolvimento com populações vulneráveis aos efeitos do aquecimento global.
A Organização das Nações Unidas (ONU) também demonstrou preocupação com o tema hoje. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou, em comunicado oficial, que as mudanças climáticas comprometem a qualidade e disponibilidade de água e comida, elementos fundamentais para a nutrição e saúde humana.
Segundo Ban Ki-moon, os países mais pobres, que menos contribuem para o aquecimento global, serão os mais afetados pelos impactos desse fenômeno para a saúde pública.
Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia
Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est
A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv
Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS
Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei
MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo
Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe