Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Olimpíadas: Londres promove exercícios militares


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - Ao longo desta semana serão feitos vários testes de segurança em Londres, capital da Grã-Bretanha, para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que ocorre de 27 de julho a 12 de agosto. Em janeiro, autoridades fizeram vários exercício de segurança na região do Rio Tâmisa, na capital britânica. Os testes devem ser feitos em cinco locais para a instalação de mísseis terrestres – que serão usados como escudo para a cidade no caso de algum ataque aéreo.

O teste de segurança começa amanhã (2) e durará oito dias. No período, serão testados mecanismos de defesa na terra, na água e no ar. "A maior parte do exercício será feita diante do público e eu espero que tenha o efeito secundário de reafirmar ao povo britânico que todo o possível está sendo feito para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", disse o secretário de Defesa do governo britânico, Philip Hammond.

Hammond salientou que a tarefa é importante para as forças de segurança em 2012. “O exercício pretende forçar nossa equipe e nossos sistemas ao limite, para garantir que estejamos preparados para o desafio."

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha infirmou ainda que não há definição sobre a instalação dos mísseis terrestres. No entanto, cinco localidades já foram anunciadas para abrigá-los: dois a leste, um a nordeste e o quarto a sudeste de Londres. O comandante Nick Parker, que participa da organização da segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, disse que a decisão será tomada "no mais alto nível político" do país. Segundo ele, o exercício, que começará no dia 2, será fundamental para que se possa decidir a questão.

O exercício envolverá manobras navais e aéreas em diversas partes não só de Londres, mas também do litoral da Inglaterra. O navio de guerra HMS Ocean, portando diversos helicópteros Royal Navy Lynx, será enviado para a região de Greenwich, no Rio Tâmisa, a leste de Londres.

A Marinha também enviará o HMS Bulwark aos portos na baía de Weymouyth e Portland, no litoral Sudoeste da Inglaterra, a 200 quilômetros de Londres. Caças RAF Typhoon serão posicionados em Northolt, vizinhança no oeste de Londres, enquanto na área de Ilford, no leste da cidade, abrigará helicópteros RAF Puma.

*Com informações da BBC Brasil
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)