Sexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Obama e Putin debaterão crise na Ucrânia em reunião paralela à assembléia da ONU



Da Agência Ansa

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Barack Obama, terão um encontro bilateral na segunda-feira (28), paralelamente à 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, confirmou o Kremlin. "Um encontro com Obama foi acertado", limitou-se a dizer o porta-voz do governo, Dmitri Peskov.

Apesar de não informar o conteúdo da reunião, a agência russa de notícias Ria Novosti afirmou que a pauta central será a crise na Ucrânia.

"Obama aproveitará o encontro para discutir a Ucrânia e ele está focado em garantir que Moscou faça jus aos compromissos de Minsk. Esta será a mensagem central desse compromisso bilateral", destacou uma fonte da Casa Branca.

As recentes tensões entre os dois governos sobre a guerra na Síria também devem ser discutidas durante o encontro. As duas nações têm posturas diferentes sobre o conflito que já dura mais de quatro anos e que envolve tanto as forças do governo como vários grupos terroristas, entre os quais o Estado Islâmico (EI).

Para os Estados Unidos, é preciso que o governo de Bashar Al Assad renuncie para poder acabar com o conflito. Essa postura é baseada em diversos relatórios que apontam que o Exército sírio atacou a população local com bombas químicas.

Já a Rússia considera Assad o melhor aliado para derrotar o EI e assim pacificar a Síria

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)