Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Obama convida Lula para encontro na capital americana em março



Carolina Pimentel
Agência Brasil


Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um encontro em Washington, no mês de março, e disse que já orientou sua equipe econômica para conversar com o Brasil sobre posições na próxima reunião do G20", marcada para abril, em Londres. O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, informou que a reunião foi acertada no fim da tarde de hoje (26), em telefonema de Obama a Lula.

Em março, o presidente brasileiro irá a Nova York para um seminário com investidores estrangeiros e se encontrará com Obama em Washington. Lula também convidou Obama para visitar o Brasil.


De acordo com o porta-voz, na conversa com Obma, Lula elencou os assuntos prioritários do governo brasileiro com os Estados Unidos: paz mundial, mudanças climáticas, biocombustíveis, G20 (grupo das 20 maiores economias mundiais) e relações com a América Latina e África.

Obama não citou temas, mas disse que quer estabelecer parceria com o Brasil para a paz na região. Lula também não mencionou sua posição pelo fim do embargo norte-americano a Cuba, disse o porta-voz. Segundo ele, depois do telefonema, que durou cerca de 25 minutos, Lula disse que a eleição do democrata influenciará de forma positiva a imagem que o mundo tem dos norte-americanos.

Baumbach acrescentou que o presidente Lula também mencionou trecho do discurso de Obama sobre a necessidade de cuidar dos mais pobres.  "Ele [Obama] assegurou que deseja trabalhar em coordenação com o presidente Lula para reforçar a paz e a estabilidade no continente e para fortalecer as relações econômicas entre os dois países."

"O presidente Obama informou que já instruiu sua equipe econômica no sentido de coordenar-se com o Brasil para aproximar posições para a próxima cúpula do G20. No que diz respeito aos biocombustíveis, reconheceu que o trabalho com o Brasil tem sido muito relevante para os Estados Unidos, que têm muitos a se beneficiar com a cooperação com o Brasil", afirmou Baumbach.

De acordo com o porta-voz, Obama demonstrou interesse em avançar com as negociações da Rodada Doha "dada a importância do comércio mundial para o enfrentamento da atual crise econômica internacional".

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, conversarão ainda hoje para discutir os detalhes da visita e a agenda de encontros.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)