Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

No Peru, governador Cassol participa de jantar com presidentes Lula e Alan Garcia



O governador Ivo Cassol participou do primeiro compromisso oficial em Lima: um jantar de confraternização com os presidentes Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil, 

e Alan Garcia, do Peru, além de ministros e empresários brasileiros e peruanos. O jantar, reservado a 60 convidados especiais, fechou a festa dos 30 anos da construtora brasileira Norberto Odebrecht no Peru, atualmente a principal empresa de construção pesada do país, responsável pela construção de grande parte da rodovia Transoceânica e também uma grande usina hidroelétrica. 

A festa de aniversário aconteceu nos jardins do Swiis Hotel de Lima, e contou com um coquetel e solenidade de entrega das premiações a um concurso de reportagem promovido pela empresa entre os jornalistas peruanos. Para concorrer a matéria deveria enfocar os benefícios que a Odebrecht trouxe para as pessoas nos locais onde atua, e foi vencido pelo jornalista José Angel Estrada, que mostrou as mulheres que trabalham com as grandes máquinas nas obras da empresa e como suas vidas mudaram, levando um prêmio de 6.000 soles peruanos, cerca de R$ 4.000,00 pela matéria exibida na TV local. 

Além do presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, o presidente do Peru também fez uso da palavra, parabenizando os empresários brasileiros por acreditarem no seu país construindo com mão de obra local gerando renda e melhorando a qualidade de vida da população.

Jantar com presidentes Lula e Alan Garcia une interesses

Após o coquetel Cassol e os governadores peruanos presentes, ministros e empresários participaram de um jantar comemorativo, juntamente do presidente do Peru, Alan Garcia. 

Cassol aproveitou o momento para mostrar ao presidente peruano a importância de um acordo que unifique as tarifas fiscais e tributárias, além da fiscalização sanitária comum na fronteira que permita um incremento do comércio entre os dois país, “que são vizinhos mas vivem de costas um para o outro”. 

O presidente Garcia ouviu atentamente e concordou que as mudanças precisam ser definidas o mais rápido possível, e que o seus ministérios de Indústria e Comércio, do Desenvolvimento e da Agricultura já estão trabalhando para apresentar uma proposta de adequação que possa beneficiar ambos os países. Garcia também parabenizou Cassol pela iniciativa de cruzar a Transoceânica (em maio passado) com empresários rondonienses, mesmo antes da rodovia estar concluída, e lamentou não ter se encontrado com a comitiva em alguma cidade. 

Por volta das 23:00 horas chegou ao local o presidente Lula, que foi muito cumprimentado pelos presentes. O presidente veio de um compromisso no Maranhão, e antes estava na Dinamarca, onde participou da 15ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas. 

Durante o jantar o governador explicou ao presidente Lula a importância da quebra das barreiras que atualmente dificultam o comércio entre os dois países, que possuem um grande interesse em ampliar o comércio entre si. “Entre outras coisas, falei ao presidente que o estado de Rondônia tem grande interesse que haja um entendimento entre as autoridades federais de ambos os países para que os produtos da nossa terra, e também do Brasil, possam ser exportados através do Peru, e que os produtos peruanos e de outros países cheguem em Rondônia”, explicou o governador ao fim do jantar. 

Além dos presidentes Alan Garcia e Lula, estavam presentes o vice-presidente do Peru, Luís Giampetri Rojas, ministros, congressistas (deputados e senadores) e empresários peruanos, os ministros brasileiros Nelson Jobim, da Defesa, Édson Lobão, dos transportes, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e o presidente da FIESP, Paulo Skaff, e da FIERO, Dênis Baú, entre outros.

Seminário da Transoceânica começa nesta sexta-feira

A abertura do seminário “Interoceânica, um Nuevo Vínculo entre Brasil e Peru” está marcada para às 9:00 horas da manhã, com palestra a ser proferida pelo ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Martin Peres, e também pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, Ivan Ramalho. Durante toda a manhã haverá palestras de ministros brasileiros e peruanos, com a presença confirmada dos maiores empresários do Peru e do Brasil. 

O governador Ivo Cassol falará no encerramento em nome dos governadores brasileiros, e destacará a importância de unificação das regras para aumentar o comércio entre os dois países. 

Ao meio-dia está prevista a reunião no Palácio do Governo entre os presidentes, ministros e governadores, quando Cassol entregará a “Carta de Rondônia” com as sugestões da administração estadual para um efetivo aumento de comércio entre os dois países. 

Após esta reunião acontecerá, também no Palácio Presidencial, um almoço oferecido pelo presidente peruano às autoridades e representantes das Federações de Indústrias de ambos os países. Enquanto isso, no Swiss Hotel acontecerão as rodadas de negócios entre empresários brasileiros e peruanos, que estarão divididos em quatro grandes áreas de atuação, oferecendo e buscando produtos de seus interesses para futuras exportações/importações, uma vez que os detalhes políticos estarão sendo tratados pelos ministros de ambos os países na reunião no Palácio Presidencial. 

Às 16:30 acontecerá a solenidade de encerramento do seminário, quando o presidente Alan Garcia falará em nome de seu país. Caberá ao presidente Lula encerrar o encontro que deverá representar um marco nas relações comerciais entre o Brasil e o Peru que refletirá na economia rondoniense e certamente também na balança comercial do Brasil.

Fonte: Decom

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe