Terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 09h34
Por Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York*
Em mensagem para marcar o Dia Mundial do Professor, comemorado nesta segunda-feira, o diretor-geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, disse que a falta de docentes é mais dramática nos países pobres, particularmente na África.
Será preciso recrutar 1,3 milhão professores todos os anos para garantir a educação primária universal até 2015.
A informação foi revelada pelo Instituto de Estatísticas da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, por ocasião do Dia Mundial do Professor, comemorado nesta segunda-feira.
Educação de Qualidade
Neste ano, a data alerta para a escassez global de docentes e a capacidade para fornecer educação de qualidade em um momento em que a crise econômica e financeira afeta fortemente o setor.
O diretor-geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, disse que muitos países estão fazendo grandes esforços para alcançar as metas na área da educação. Ele afirmou, contudo, que isto não irá acontecer sem o recrutamento e a formação de mais professores.
Matsuura indicou que cortes orçamentais terão consequências desastrosas a curto e longo prazos na qualidade da educação.
O diretor-geral da agência da ONU realçou que a escassez de professores é mais dramática em países pobres, particularmente no continente africano.
*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Fonte: Envolverde com informações da rádio ONU
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)