Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mubarak terá novo julgamento


Da Agência Lusa

Brasília - O Tribunal de Recurso do Egito revogou hoje (13) a sentença contra o ex-presidente do país Hosni Mubarak, condenado à prisão perpétua pela morte de manifestantes, e ordenou novo julgamento.

Mubarak, de 84 anos, governou o Egito durante três décadas e foi forçado a deixar o poder em fevereiro de 2011, sob pressão popular e manifestações de protesto durante 18 dias.

Em 2 de junho do ano passado, ele foi condenado à prisão perpétua pela repressão à revolta popular contra o seu governo, que provocou centenas de mortos.

O tribunal decidiu ainda aceitar os recursos apresentados pelo ex-ministro do Interior Habib Al Adli, os dois filhos Alaa e Gamal e seis responsáveis pelos serviços de segurança.

O julgamento vai ser repetido em um tribunal penal e, enquanto isso, os acusados vão permanecer em prisão preventiva, à exceção dos antigos assistentes de Al Adli, que estão em liberdade, de acordo com a agência de notícias estatal Mena.

A defesa do ex-presidente alega que o tribunal que emitiu a sentença contra Mubarak não se apoiou em provas suficientes.

Desde 27 de dezembro que Mubarak está no Hospital Militar de Maadi, devido aos ferimentos sofridos na cabeça e no peito em decorrência de uma queda no banheiro da prisão de Tora.

No início deste ano, uma comissão de inquérito criada pelo atual presidente egípcio, Mohamed Mursi, apresentou os resultados da investigação sobre a morte de manifestantes e forneceu novas provas de que Mubarak viu pela televisão o que ocorreu.

De acordo com a comissão, isso prova que o ex-presidente teve responsabilidade direta na morte de manifestantes, porque testemunhou o que aconteceu.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes