Sexta-feira, 16 de junho de 2017 - 13h07
O ex-chanceler Helmut Kohl, que governou a Alemanha entre 1982 e 1998, morreu nesta sexta-feira (16), aos 87 anos, em sua casa de Ludwigshafen, no Sudoeste do país, informou seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU).
Kohl foi o chanceler que por mais anos governou a República Federal - quatro legislaturas - e o artífice da reunificação alemã, após a queda do muro de Berlim em 1989.
"Estamos de luto. Descanse em paz", escreveu o CDU em seu perfil no Twitter.
A União Social-Cristã (CSU) também se expressou pelo Twitter: "Estamos de luto pelo ex-chanceler. Kohl era um grande estadista, as suas conquistas para o nosso país são incalculáveis".
O ex-chanceler encontrava-se, desde 2008, afastado da atividade pública, em cadeira de rodas, após cair de uma escada e sofrer um traumatismo cranioencefálico.
Kohl se destacou na política nacional em 1976, quando se tornou chefe da oposição e chegou à chancelaria em 1982, após ganhar uma moção de censura contra o então chefe do Executivo alemão, o social-democrata Helmut Schmidt.
Um ano depois, foi ratificado pelas urnas no posto de chanceler e se manteve no cargo até 1998, quando foi derrotado pelo social-democrata Gerhard Schröder, que se aliou com o Partido Verde pela primeira vez para recuperar o governo da Alemanha.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin