Quinta-feira, 31 de março de 2011 - 05h13
Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou, ontem quarta-feira (30/3), da VII ComissãoMistaBrasil-Bolívia sobreDrogas e Temas Conexosem La Paz, Bolívia. Na ocasião, foram firmados compromissos entre os dois países sul-americanos para o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
Entre os acordos, destaca-se a cooperação em segurança, que prevê capacitação de policiais que atuam na fronteira Brasil-Bolívia. Durante a reunião, o ministro Cardozo se comprometeu a compartilhar com o governo boliviano a tecnologia dos Laboratórios de Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).
Cardozo aproveitou a agenda internacional para anunciar a liberação de US$ 100 mil para a Bolívia, por meio do Programa País, do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC, sigla em inglês). Os recursos vão ser destinados para aplicação de políticas públicas no combate às drogas e ao crime organizado.
Durante a reunião, que aconteceu na terça-feira (29/3), no Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, ficou agendada a volta da delegação brasileira ao país no dia 29 de abril. Na pauta está a reativação do Comitê de Fronteira Corumbá (MS)/Puerto Suarez (Bolívia) como medida para fortalecer a integração dos dois países, principalmente no que se refere ao combate à criminalidade.
Ainda na terça-feira, Cardozo e o ministro do Interior boliviano, Sacha Llorenti, sobrevoaram a zona de Chapare, uma das maiores produtoras de coca do país, para observar a destruição de plantações ilegais.
"Nossa visita à Bolívia tem um objetivo muito claro: buscar uma integração ainda maior entre as atividades de repressão ao crime organizado e ao narcotráfico. Nós já temos uma integração muito boa, mas agora queremos dar um salto de qualidade", afirmou o ministro brasileiro.
Acompanharam Cardozo na visita os secretários nacionais de Segurança Pública, Regina Miki; de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte; Nacional de Justiça, Paulo Abrão e o embaixador brasileiro na Bolívia, Marcel Biato, além de representantes de órgãos de segurança pública do Brasil.
Fonte: Ministério da Justiça
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)