Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Milhares marcham contra mudanças climáticas



Segundo os organizadores, foram cerca de 20 mil pessoas. Nas estimativas da polícia, os manifestantes não passaram de seis mil.

A reportagem é da Agência Efe e publicada pela Agência Estado, 03-12-2011.

Grupos de ecologistas, sindicatos, organizações religiosas e defensoras dos direitos civis convocaram a manifestação contra o aquecimento global.

A marcha, que contou com representantes de organizações como Greenpeace, World Wildlife Fund (WWF) y Oxfam, partiu da Universidade Tecnológica de Durban, e transcorreu de forma pacífica até o centro de conferências de Durban, local das negociações oficiais.

Os manifestantes entregaram um memorando com as demandas por uma "justiça climática" aos responsáveis pela COP-17, que acontece até o dia 9 de dezembro.

Escoltada por um forte esquema de segurança policial, a secretária-executiva da convenção, a costa-riquenha Christina Figueres, e a presidente da COP-17, a ministra sul-africana Maite Nkoana-Mashabane, saíram do centro de convenções e se reuniram na rua com os manifestantes e receberam o documento com as demandas dos ativistas.

Ambas subiram no caminhão da organização para se dirigir aos manifestantes, que levavam cartazes com o lema "Pare a mudança climática".

"Estou aqui como presidente da COP-17 para dizer que vamos ler o documento com muita atenção porque a sociedade civil é um importante componente da COP. Queremos nos certificar de que os países escutem suas demandas como nós temos escutado", disse a ministra.

Figueres, por sua vez, assegurou estar pedindo aos países que façam mais. Ela ainda agradeceu os manifestantes por levar as demandas da população de Durban e das pessoas no mundo todo.

Os organizadores, por sua vez, pediram que elas fizessem mais. "Não temos outra opção a não ser ir às ruas, porque esta COP não nos representa. Se assim fosse, eles teriam se sentado conosco para ouvir nossas demandas. Agora é o momento de tomar nossas próprias decisões", disse à Efe Bandile Mdladose,
Secretária-geral do movimento Abahlali, e uma das porta-vozes da marcha.

Após a parada na frente da sede do encontro, a manifestação seguiu até a orla marítima da cidade, onde estão previstos concertos e atividades lúdicas.

A COP-17 entra nesta segunda-feira, 6, na semana definitiva com a chegada gradual dos chefes de Estado e de Governo, além dos ministros. Os representantes de alto nível discutirão a renovação do Protocolo de Kyoto de redução de emissões de gases que levam ao efeito estufa, que expira em 2012.

Fonte: IHU

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes