Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

México recebe 238 cubanos que estavam no Panamá



Da Agência Lusa

As autoridades mexicanas receberam ontem (9), no aeroporto de Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, 238 cubanos em dois voos procedentes do Panamá. Eles receberam um documento de visitantes por razões humanitárias.

Segundo um comunicado oficial, “em cumprimento de um acordo com países da América Central, o México vai oferecer apoio humanitário, numa medida excepcional, limitada e única, à transferência de 3.995 cubanos, bloqueados na fronteira do Panamá” com a Costa Rica desde janeiro.

“A fim de responder ao apelo urgente do governo do Panamá, o México decidiu continuar com o apoio excepcional que deu nas semanas anteriores e que permitirá a esse país irmão fazer frente a esse grave problema. Ao mesmo tempo, ambos os países acordaram colocar em marcha uma série de ações para prevenir e não incentivar novos fluxos”, diz a mesma nota.

Na segunda-feira, foram recebidas 238 pessoas – 166 homens, 71 mulheres e um menor de idade. A todos foi concedido um Documento Provisório por Razões Humanitárias, que lhes oferece estadia no país por 20 dias. Findo esse prazo, devem abandonar o território mexicano.

Com estas ações, o México “referenda o seu compromisso com a proteção e salvaguarda dos direitos humanos de todos os estrangeiros que transitam por território nacional, independentemente da sua condição migratória”, diz a mesma nota.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)