Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Marcas bilionárias perdem valor do mercado global


Agência O Globo SÃO PAULO - Algumas das marcas mais famosas do mundo perderam valor de mercado pela primeira vez na história, de acordo com reportagem desta segunda-feira do jornal "Valor Econômico". A Coca-Cola, a marca mais valiosa do mundo há 20 anos, avaliada em US$ 67 bilhões, perdeu 1% de seu valor entre 2005 e 2006, segundo ranking da Interbrand, consultoria de avaliação de marca do grupo Omnicom. A segunda colocada, a Microsoft, também manteve a posição de 2005, mas sofreu uma queda ainda mais expressiva, de 5%, e é avaliada pela Interbrand em US$ 56,9 bilhões. O diretor geral da Interbrand no Brasil, Alejandro Pinedo, afirma ao "Valor" que as duas marcas mais valiosas do mundo perderam pontos por motivos distintos. A Coca-Cola, diz ele, por ter abandonado sua postura de liderança de mercado para copiar alguns produtos da concorrência - como a versão com limão dos refrigerantes sabor cola lançada em 2002 pela Pepsi-Cola. A marca Microsoft, observa Pinedo, perdeu valor por uma combinação de três fatores: o avanço do concorrente Google, a expansão do sistema Linux e o afastamento progressivo do fundador da empresa, Bill Gates. Apesar da desvalorização, a marca Microsoft vale hoje nada menos que US$ 56,9 bilhões, segundo o ranking da Interbrand, publicado pela revista "Business Week" e pelo Valor. A marca com maior valorização no ranking de 2005 foi a do Google, que subiu da 38ª posição para a 24ª e passou a valer 46% mais entre um ano e outro - ou, US$ 12 bilhões. Com isso, a empresa deixou para trás nomes conhecidos como a fabricante de eletroeletrônicos LG (94), a tradicional Cartier (86), a empresa de artigos esportivos Adidas (71), a Xerox (57) e até a montadora Ford (30). Os dois desempenhos mais próximos foram de eBay e Motorola, ambos com 18% de valorização da marca. - Podemos afirmar que a Google está fazendo, na indústria online, o que a Virgin fez no mundo real - disse ao jornal britânico "The Guardian" o diretor-executivo da Interbrand, John Allert, referindo-se à gravadora que hoje atua em turismo e comunicações. - Eles estão tentando mostrar que são uma marca que trata de informação. Se a Google puder provar que é mais do que uma empresa de busca, então suas fronteiras serão quase sem limites. Os dez primeiros lugares do ranking, porém, ainda são ocupados por empresas tradicionais. A Coca-Cola vem em 1, com US$ 67 bilhões, seguida, nesta ordem, por Microsoft (US$ 59,92 bilhões), IBM (US$ 56,2 bilhões), GE (US$ 48,9 bilhões), Intel (US$ 32,3 bilhões), Nokia (US$ 30,13 bilhões), Toyota (US$ 27,94 bilhões), Disney (US$ 27,85 bilhões), McDonald's (US$ 27,5 bilhões) e Mercedes-Benz (US$ 21,8 bilhões).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)