Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 - 05h16
Da Agência Lusa
A Justiça da Guatemala expediu, ontem, quarta-feira (2), mandado de prisão contra o presidente Otto Pérez, acusado de corrupção, a poucos dias das eleições gerais no país.
“O mandado de prisão contra o presidente foi autorizado” pelo juiz Miguel Angel Galvez, encarregado do processo, anunciou a porta-voz do Ministério Público, Julia Barrera.
O presidente conservador, um general da reserva de 64 anos e no poder desde 2012, tinha perdido a imunidade por votação unânime no Parlamento, uma medida inédita na história da Guatemala e comemorada nas ruas.
O procurador da Guatemala tinha recomendado, no fim de agosto, ao presidente Otto Pérez que renunciasse devido às acusações de corrupção, a fim de preservar a estabilidade do país, onde tem ocorrido grandes protestos antigovernamentais.
O escândalo estourou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da Organização das Nações Unidas com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da ex-vice-presidente Roxana Baldetti de envolvimento numa rede de contrabando e fraude tributária.
Baldetti deixou o cargo em 8 de maio.
O escândalo de corrupção tem desencadeado protestos na Guatemala que, no próximo dia 6, escolhe o sucessor de Otto Pérez. O presidente, cujo mandato termina em janeiro, não pode disputar novamente o cargo.
Agência Brasil
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)