Terça-feira, 17 de novembro de 2015 - 18h33
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou hoje (17) que os ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que aumentaram nos últimos dias, vão se intensificar.
Chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Kerry à cadeia francesa France2 que, ainda que as incursões na Síria dependam, em termos gerais, dos objetivos, vão prosseguir porque têm dado bons resultados.
Kerry, que se reuniu hoje com o presidente de França, François Hollande, no Eliseu, disse que, com o aumento dos bombardeios, o Estado Islâmico "cada vez terá mais dificuldades".
"Avançamos para pressionar", afirmou Kerry na entrevista, destacando que são visadas as vias de abastecimento do grupo, a fim de acabar com o contrabando de petróleo da organização terrorista com países como o Iraque e a Turquia, "uma fonte importante de financiamento".
O secretário de Estado norte-americano descartou o envio de tropas. Segundo ele, essa "não é a melhor estratégia", pois as pessoas no terreno devem ser cidadãos locais, aos quais compete "tomar o poder", razão pela qual é "tão importante" uma solução política, que pode ter lugar a curto prazo.
"Pela primeira vez temos o Irã e a Rússia na mesa de negociações. Se nas próximas semanas conseguirmos que a oposição e os que apoiam Al Assad [presidente sírio] se encontrem, acreditamos que podemos alcançar um cessar fogo."
Alcançado esse objetivo, "se for possível colocar em marcha de forma efetiva uma transição política, poderemos mobilizar as forças governamentais com a oposição para combater juntos o Estado Islâmico. Essa é a solução mais eficaz."
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)