Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Japão: Usina de Fukushima apresenta novo vazamento gás


 Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, apresentou hoje (2) vazamento de gás radioativo em uma das fissões da central, indicando que pode haver um problema em um dos reatores. Segundo a administradora da usina, não há registros de aumento dos níveis de temperatura, pressão e radiação dos reatores. Em março, quando houve o terremoto seguido por tsunami, a usina passou por explosões e teve vazamentos de radiação.

Ontem (1º), o porta-voz parlamentar do gabinete de governo, Yasuhiro Sonoda, tomou água coletada na usina.A água que Sonoda tomou foi retirada de poças localizadas embaixo dos prédios de dois reatores da usina danificada. Segundo autoridades, a água da usina passou por um processo de descontaminação e já está sendo usada para regar plantas.

Na tentativa de conter o início de vazamento de gás, a Tokyo Electric Power (TepCo) – que administra a usina – começou a injetar água com ácido bórico (substância utilizada para neutralizar reações nucleares) como prevenção.

A Tepco informou que os materiais radioativos que escaparam de um dos reatores não atingiram um nível considerado crítico. "Nós confirmamos que o reator encontra-se estável. Não acreditamos que possa ter impacto no nosso trabalho futuro", disse o porta-voz da TepCo, Osamu Yokokura.

O porta-voz da Agência de Segurança Nuclear do Japão, Hiroyuki Imari, disse que a detecção de gás não parece ser “um grande problema”. Mas assegurou que as causas serão investigadas.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)