Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Japão quer duplicar número de estudantes estrangeiros até 2020


Da Agência Lusa

O Japão pretende duplicar o número de alunos estrangeiros em suas universidades até 2020 e, para isso, vai facilitar os requisitos de admissão, informa o diário nipônico Nikkei.

No ano passado, havia no país cerca de 135 mil estudantes estrangeiros, a maioria (70%) era procedente da China e da Coreia do Sul devido, sobretudo, aos obstáculos administrativos que os alunos de países ocidentais enfrentam.

O governo tem o objetivo de atrair cerca de 300 mil universitários estrangeiros em 2020 e de diversificar os países de origem – para atingir esse fim pretende flexibilizar os regulamentos em vigor, por meio de uma proposta legislativa, acrescenta o jornal.

Atualmente, é exigido que os alunos estrangeiros tenham cumprido pelo menos 16 anos de escolarização em seus países de origem para ter acesso aos estudos de pós-graduação no Japão.

Essa regra dificulta o acesso aos estudantes da maioria dos países europeus, onde os cursos universitários duram três anos.

Os estrangeiros que não cumprem esse requisito veem-se obrigados a estudar japonês durante pelo menos um ano em centros designados pelo Ministério da Educação, o que, na prática, faz com que muitos descartem a opção de estudar em universidades nipônicas.

O novo regulamento, que vai vigorar a partir do próximo outono, permitirá que universitários com licenciaturas de três anos tenham acesso direto a estudos de pós-graduação.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes