Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Irã não se dispõe a abrir mão das pesquisas nucleares


Renata Giraldi*
 Agência Brasil

Brasília – Às vésperas de a comunidade internacional retomar o diálogo com o Irã sobre o programa nuclear desenvolvido no país, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Saeed Jalili, disse hoje (17) que não há disposição de abrir mãos das pesquisas na área. Segundo ele, são “direitos inalienáveis” dos iranianos.

Jalili acrescentou que há disposição do Irã de negociar sobre a cooperação, indicando que o governo quer o fim das sanções impostas ao país – que limitam as negociações econômicas, comerciais e militares. “No momento, percebe-se que é preciso acabar com a pressão e que essa abordagem não conseguiu resultados”, disse.

Principal negociador nuclear do Irã, Jalili disse que a pressão sobre o país não conseguiu impedir o progresso nuclear e acabou incentivando as pesquisas na área.

No próximo dia 23, as autoridades do Irã se reúnem com o grupo P5 +1 (formado pelos Estados Unidos, a China, o Reino Unido, a França, Rússia e Alemanha), em Bagdá, no Iraque.

*Com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)