Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Irã está disposto a negociações, diz Ahmadinejad


Roberta Lopes *
Agência Brasil

Brasília - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje (26) que seu país está disposto a fazer negociações sobre o programa nuclear. Ele falou durante cerimônia de inauguração de projetos industriais na província de Kerman.

“Aconselho [as potências ocidentais] a fazer o caminho certo e a não usar desculpas [para não negociar]. O momento é propício para conversações”, acrescentou.

Ahmadinejad disse que os governos ocidentais estão evitando negociar por conta das sanções que a Europa e os Estados Unidos estão fazendo às vésperas das negociações. “Porque usar de desculpas e evitar se esse é o caminho mais racional”, indagou.

Na última segunda-feira (23), a União Europeia adotou medidas de embargo petrolífero ao Irã, assim como foi suspenso qualquer financiamento pelo Banco Central iraniano.

As medidas fazem parte de pressão internacional para que o Irã suspenda o desenvolvimento do programa nuclear, suspeito de produzir armas atômicas. As autoridades iranianas dizem que o programa é para uso pacífico. Mas a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que há indícios que levam às desconfianças.

* Com informações da agência pública de notícias iraniana Irna//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)