Porto Velho (RO) sexta-feira, 12 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Hotel em Teerã vira balcão de negócios para empresários brasileiros


  
*Renata Giraldi
Enviada Especial

Teerã (Irã) – Os 86 empresários brasileiros que desembarcaram ontem (12) em Teerã transformaram o maior salão de um dos principais hotéis da capital iraniana em um grande balcão de negócios. Mesas viraram bancas de exposição de 13 setores produtivos do Brasil – desde alimentos à tecnologia de ponta – cujas amostras das mercadorias foram colocadas à disposição de cerca de 400 empresários iranianos.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou hoje (13) aos empresários iranianos que o Brasil quer ampliar seu mercado e escolheu o Irã. Ele lembrou os setores que podem ser explorados pelos dois países – o alimentício, de infraestrutura, tecnologia, etanol, medicamentos, materiais de informática, além de médico-hospitalar. Também destacou as afinidades existentes entre os dois povos.

O maior salão do Parnasian Esteghal Internacional Hotel virou por um dia um grande balcão de negócios. As empresárias brasileiras se vestiram à moda iraniana – com véus cobrindo os cabelos e roupas largas para esconder o corpo – e seguiram as orientações de não olhar para os olhos nem tocar os homens. De forma semelhante, reagiram os empresários. Ao negociar com as iranianas, os brasileiros mantiveram a distância e não olharam na direção das mulheres.

Para boa parte dos empresários, o mercado iraniano é considerado totalmente novo. Uma das dificuldades dos brasileiros é com a forma de pagamento das operações, uma vez que várias instituições bancárias não aceitam negociar com o Irã. Para fechar negócios, os comerciantes têm de fazer uma triangulação – utilizando um terceiro país para garantir os pagamentos das cartas e linhas de crédito.

Na tentativa de buscar soluções para o impasse foi criado um grupo, com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A comissão pretende elaborar propostas concretas de aproximação econômica entre o Brasil e o Irã numa reunião que será realizada nos próximos dias em Teerã. A ideia é concluir as propostas antes da visita ao país do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 15 de maio. As reuniões e negociações foram acompanhadas por parte da imprensa iraniana – de televisão, rádio e agências de notícias.

Atualmente o Brasil vende para o Irã carne bovina e frango inteiro, além de milho, soja, sorgo, açúcar de cana e óleo de soja. Mas, desde 2009, houve um aumento de interesse também pelo etanol e pela construção civil. No ano passado, as exportações brasileiras para o Irã foram de US$ 1,2 bilhão.

Comparando com 2008, houve uma elevação de 7,5% nas relações comerciais entre os dois países no ano passado, quando as vendas externas totalizaram US$ 1,1 bilhão. As exportações para o mercado iraniano representaram 0,8% do total exportado pelo Brasil no período.

Do Irã, os empresários viajaram para o Egito e o Líbano, no Boeing 707 KC da Força Aérea Brasileira (FAB). Em geral, esse avião é utilizado para o transporte de tropas militares. A viagem vai durar uma semana e tem o objetivo de intensificar as relações bilaterais entre o Brasil e cada um destes países.

*A repórter e o fotógrafo viajaram a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe