Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Hotel em Teerã vira balcão de negócios para empresários brasileiros


  
*Renata Giraldi
Enviada Especial

Teerã (Irã) – Os 86 empresários brasileiros que desembarcaram ontem (12) em Teerã transformaram o maior salão de um dos principais hotéis da capital iraniana em um grande balcão de negócios. Mesas viraram bancas de exposição de 13 setores produtivos do Brasil – desde alimentos à tecnologia de ponta – cujas amostras das mercadorias foram colocadas à disposição de cerca de 400 empresários iranianos.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou hoje (13) aos empresários iranianos que o Brasil quer ampliar seu mercado e escolheu o Irã. Ele lembrou os setores que podem ser explorados pelos dois países – o alimentício, de infraestrutura, tecnologia, etanol, medicamentos, materiais de informática, além de médico-hospitalar. Também destacou as afinidades existentes entre os dois povos.

O maior salão do Parnasian Esteghal Internacional Hotel virou por um dia um grande balcão de negócios. As empresárias brasileiras se vestiram à moda iraniana – com véus cobrindo os cabelos e roupas largas para esconder o corpo – e seguiram as orientações de não olhar para os olhos nem tocar os homens. De forma semelhante, reagiram os empresários. Ao negociar com as iranianas, os brasileiros mantiveram a distância e não olharam na direção das mulheres.

Para boa parte dos empresários, o mercado iraniano é considerado totalmente novo. Uma das dificuldades dos brasileiros é com a forma de pagamento das operações, uma vez que várias instituições bancárias não aceitam negociar com o Irã. Para fechar negócios, os comerciantes têm de fazer uma triangulação – utilizando um terceiro país para garantir os pagamentos das cartas e linhas de crédito.

Na tentativa de buscar soluções para o impasse foi criado um grupo, com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A comissão pretende elaborar propostas concretas de aproximação econômica entre o Brasil e o Irã numa reunião que será realizada nos próximos dias em Teerã. A ideia é concluir as propostas antes da visita ao país do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 15 de maio. As reuniões e negociações foram acompanhadas por parte da imprensa iraniana – de televisão, rádio e agências de notícias.

Atualmente o Brasil vende para o Irã carne bovina e frango inteiro, além de milho, soja, sorgo, açúcar de cana e óleo de soja. Mas, desde 2009, houve um aumento de interesse também pelo etanol e pela construção civil. No ano passado, as exportações brasileiras para o Irã foram de US$ 1,2 bilhão.

Comparando com 2008, houve uma elevação de 7,5% nas relações comerciais entre os dois países no ano passado, quando as vendas externas totalizaram US$ 1,1 bilhão. As exportações para o mercado iraniano representaram 0,8% do total exportado pelo Brasil no período.

Do Irã, os empresários viajaram para o Egito e o Líbano, no Boeing 707 KC da Força Aérea Brasileira (FAB). Em geral, esse avião é utilizado para o transporte de tropas militares. A viagem vai durar uma semana e tem o objetivo de intensificar as relações bilaterais entre o Brasil e cada um destes países.

*A repórter e o fotógrafo viajaram a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes