Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Hillary recupera vantagem sobre Trump, diz Reuters/Ipsos


 Gente de Opinião

 Por Amanda Becker e Emily Stephenson

PENSACOLA, Flórida/ LAS VEGAS (Reuters) - A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump trocaram ataques sobre o caráter um do outro a menos de uma semana da eleição presidencial dos Estados Unidos, enquanto a mais recente pesquisa Reuters/Ipsos mostrou a vantagem da democrata aumentando e voltando à margem que ela tinha na semana passada.

Muitas pesquisas nacionais têm mostrado a vantagem de Hillary encolhendo desde o ressurgimento, na sexta-feira, da polêmica sobre seu uso de um email particular quando era secretária de Estado.

No entanto, a mais recente pesquisa diária Reuters/Ipsos, divulgada na quarta-feira, indicou que a dianteira da ex-primeira-dama sobre Trump está voltando a 6 pontos percentuais, a mesma que ela tinha antes do anúncio do FBI relacionado ao seu uso de um servidor particular de emails.

Os sinais de uma disputa acirrada abalaram os mercados financeiros, e os investidores começaram a pesar a possibilidade de o empresário de Nova York vencer no dia 8 de novembro.

Ações, dólar e petróleo caíram em todo o mundo na quarta-feira, e apostas seguras como o ouro e o franco suíço subiram. Hillary tem sido apontada como a candidata que manteria o status quo, um fator importante para os mercados financeiros, que normalmente não gostam de incertezas.

Fazendo campanha em Pensacola, na Flórida, Trump previu que irá vencer, dizendo a seus apoiadores em um comício a céu aberto: "Já dá essa sensação, não dá?".

"Temos que ir devagar e sempre, devagar e sempre. Certo, não perca o foco, Donald, não perca o foco. Não divague, Donald, devagar e sempre", disse o magnata, cuja campanha foi prejudicada em algumas ocasiões por comentários imprevistos e controversos.

Trump argumentou que Hillary não tem qualificação para liderar o país, chamando-a de "totalmente desequilibrada".

Falando a apoiadores em Las Vegas, Hillary culpou Trump por lançar os cidadãos uns contra os outros, citando sua retórica sobre grupos como muçulmanos e mexicanos-norte-americanos. Trump, disse ela, está "falando do que não conhece", e classificou suas propostas de política externa como "incrivelmente perigosas".

O nervosismo dos investidores cresceu nos últimos dias diante da possibilidade de uma vitória de Trump, dada a incerteza de sua postura em temas que incluem política externa, relações comerciais e imigrantes.

A posição de Hillary é mais sólida do que as pesquisas nacionais levam a crer, levando em conta que a corrida é decidida pelo Colégio Eleitoral e seu sistema de contagem de vitórias Estado a Estado. A conquista da presidência exige uma maioria de 270 votos no Colégio, e os democratas têm uma vantagem consolidada, já que Estados como Califórnia e Nova York tradicionalmente votam em democratas.

(Reportagem adicional de Doina Chiacu e Steve Holland, em Washington; Jamie McGeever, em Londres; e Saqib Iqbal Ahmed, em Nova York)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)