Quarta-feira, 16 de março de 2011 - 07h24
O governo do Japão apelou nesta quarta-feira (16) para helicópteros para tentar resfriar os reatores da central nuclear de Fukushima 1, seriamente afetada pelo terremoto e pelos tsunamis que atingiram o nordeste do país na última sexta-feira (11), informou a televisão pública NHK.
A missão dos aparelhos é jogar água sobre o reatores, que tiveram seus sistemas de resfriamento virtualmente destruídos pelo tremor e pelas explosões registradas nos últimos dias.
De acordo com a agência de notícias France Presse, o primeiro aparelho, um CH-47 Chinook, recebeu a ordem de missão às 16h locais (4h de Brasília), mas não conseguiu jogar água sobre reatores da central nuclear, impedido pela forte radioatividade.
Outros helicópteros estão preparados para participar das operações na central, que sofreu uma combinação de acidentes nos reatores, informou o site do jornal Yomiuri Shimbun.
Ainda não está claro, no entanto, se as missões serão mantidas durante a noite e se o mau tempo que afeta o nordeste do Japão influenciará nas decolagens.
A companhia elétrica japonesa Tepco anunciou nesta terça-feira (15) que estudava essa alternativa diante da impossibilidade de utilizar os mecanismos habituais para resfriar os reatores.
Fonte: Portal R7
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)