Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Freiras que cuidam de italiana em coma há 14 anos pedem para permanecer com ela



Corte Suprema italiana autorizou a interrupção da alimentação da jovem

As freiras que há 14 anos cuidam da italiana Eluana Englaro, 37 anos, em estado vegetativo, pediram para permanecer com ela, pois a sentem viva, disseram ao jornal "Il Messagero". As freiras da clínica Beato Luigi Talamoni, em Lecco, perto de Milão (Itália), onde a jovem está desde 7 de abril de 1994, expressam sua "disponibilidade para servir hoje e sempre a Eluana".

A irmã Misericordia diz que as freiras não pedem "nenhuma mudança, só o silêncio e a liberdade de amar e dar aos fracos, às crianças e aos pobres". Sóror Rosangela, responsável pela higiene pessoal de Eluana, relata que "a cada duas horas é preciso trocá-la de posição, e uma vez ao dia" é necessário ele é colocada "em uma cadeira de rodas durante duas horas".

Segundo sóror Rosangela, "a alimentação e a hidratação, assim como a administração de remédios, é feita através de uma sonda nasogástrica". Nada mudou em 14 anos e nada deve mudar para as freiras "nestas horas difíceis, nas quais esperar parece impossível". As religiosas afirmam que "a esperança é não ver Eluana morrer por fome ou sede nas condições em que está".

No último dia 13, a Corte Suprema italiana autorizou a interrupção da alimentação a Eluana, que está em estado vegetativo há 17 anos devido a um acidente de trânsito, após uma longa luta judicial nesse sentido empreendida pelo pai da mulher, Giuseppe Englaro.

O pai de Eluana não enviou ainda o escrito para levá-la a uma instituição onde será retirada a sonda que a alimenta. Segundo o jornal "Il Messagero", ele tomará esta medida nos próximos dias. Disponibilizará uma ambulância, um médico e uma enfermeira que atenderão Eluana na viagem. Vários hospitais de Udine, onde o pai da jovem queria interná-la, negaram-se a recebê-la.

No entanto, hoje o assessor de Saúde da região de Friuli Veneza Giulia (norte), Vladimir Kosic, afirmou que "estão prontos para receber Eluana como a todos" e que "não se nega o pão e a água a ninguém" nesses hospitais.

A decisão do tribunal sobre este caso dividiu a opinião italiana. A Igreja Católica e o mundo da ciência, os políticos conservadores e a esquerda progressista, e o resto da opinião pública mostram profundas divergências sobre o "direito de morrer".

Fonte: EFE

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)