Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Freiras que cuidam de italiana em coma há 14 anos pedem para permanecer com ela



Corte Suprema italiana autorizou a interrupção da alimentação da jovem

As freiras que há 14 anos cuidam da italiana Eluana Englaro, 37 anos, em estado vegetativo, pediram para permanecer com ela, pois a sentem viva, disseram ao jornal "Il Messagero". As freiras da clínica Beato Luigi Talamoni, em Lecco, perto de Milão (Itália), onde a jovem está desde 7 de abril de 1994, expressam sua "disponibilidade para servir hoje e sempre a Eluana".

A irmã Misericordia diz que as freiras não pedem "nenhuma mudança, só o silêncio e a liberdade de amar e dar aos fracos, às crianças e aos pobres". Sóror Rosangela, responsável pela higiene pessoal de Eluana, relata que "a cada duas horas é preciso trocá-la de posição, e uma vez ao dia" é necessário ele é colocada "em uma cadeira de rodas durante duas horas".

Segundo sóror Rosangela, "a alimentação e a hidratação, assim como a administração de remédios, é feita através de uma sonda nasogástrica". Nada mudou em 14 anos e nada deve mudar para as freiras "nestas horas difíceis, nas quais esperar parece impossível". As religiosas afirmam que "a esperança é não ver Eluana morrer por fome ou sede nas condições em que está".

No último dia 13, a Corte Suprema italiana autorizou a interrupção da alimentação a Eluana, que está em estado vegetativo há 17 anos devido a um acidente de trânsito, após uma longa luta judicial nesse sentido empreendida pelo pai da mulher, Giuseppe Englaro.

O pai de Eluana não enviou ainda o escrito para levá-la a uma instituição onde será retirada a sonda que a alimenta. Segundo o jornal "Il Messagero", ele tomará esta medida nos próximos dias. Disponibilizará uma ambulância, um médico e uma enfermeira que atenderão Eluana na viagem. Vários hospitais de Udine, onde o pai da jovem queria interná-la, negaram-se a recebê-la.

No entanto, hoje o assessor de Saúde da região de Friuli Veneza Giulia (norte), Vladimir Kosic, afirmou que "estão prontos para receber Eluana como a todos" e que "não se nega o pão e a água a ninguém" nesses hospitais.

A decisão do tribunal sobre este caso dividiu a opinião italiana. A Igreja Católica e o mundo da ciência, os políticos conservadores e a esquerda progressista, e o resto da opinião pública mostram profundas divergências sobre o "direito de morrer".

Fonte: EFE

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)