Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 06h08
Da BBC Brasil
Agência Brasil, Brasília - O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta hoje (19), dizendo que se não houver rapidez para se lidar com a crise econômica na Europa, ela pode ter graves consequências em todo o mundo.
Segundo o FMI, a zona do euro precisa adotar uma ação decisiva que impeça que a crise se espalhe para fora da Europa e que restaure a confiança no bloco.
O órgão deixou claro que países como a Grécia, Irlanda e Portugal precisam se manter fiéis às medidas de austeridade adotadas. Os três países receberam pacotes de ajuda, parcialmente financiados pelo FMI.
A maioria das nações da zona do euro está, de acordo com o FMI, passando por uma "sólida recuperação", mas alertou para o fato de isso estar distanciando os países mais fortes dos mais fracos.
E essa tensão representa um risco "com possíveis implicações regionais e globais".
O FMI estima que 17 países do bloco vão ter um crescimento econômico de 2% este ano – mais alto do que a previsão anterior, de maio -, mas essa expansão cairá para taxas de 1,7% em 2012, mais baixas do que a estimativa prévia, de 1,9%.
"A crise na periferia [da zona do euro] ainda não foi totalmente controlada. Os diretores [do órgão] acreditam que isso deve ser feito com urgência", disse Luc Everaert, do Departamento Europeu do FMI.
Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia
Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est
A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv
Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS
Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei
MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo
Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe