Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Farc anunciam fim da trégua unilateral


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciou nesse domingo (20) o fim da trégua unilateral que declarou há dois meses. A trégua foi anunciada no início das negociações de paz com o governo da Colômbia, que exigiu um cessar-fogo. Há cerca de meio século as Farc atuam em território colombiano e nas fronteiras. A trégua acaba oficialmente às 6h de Bogotá (9h de Brasília).

As Farc querem um cessar-fogo bilateral e o fim das hostilidades que dizem sofrer por parte das autoridades colombianas. "É com o coração pesado que regressamos ao estado de guerra que ninguém quer", disse o chefe da delegação das Farc nas negociações com o governo, Ivan Márquez. Autoridades colombianas não se manifestaram em relação ao anunciado fim da trégua.

Desde o fim do ano passado, integrantes das Farc e do governo negociam o fim dos conflitos na Colômbia. Autoridades de Cuba, da Noruega, do Chile e da Venezuela fazem a mediação do acordo de paz. A maior parte das reuniões tem ocorrido em Havana, capital cubana. Inicialmente, a previsão das autoridades é que o acordo deveria ser concluído no fim deste ano.

“[Queremos que o governo] estude a possibilidade de um cessar-fogo bilateral e do fim das hostilidades para que as conversações de paz possam decorrer em um ambiente tranquilo", disse Márquez.

"Se, por qualquer razão, o governo colombiano não considerar oportuna a criação desse ambiente, vamos propor um tratado que defina as condições para a guerra, para evitar que a população sofra", acrescentou.

Anteontem (29), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que as Farc tinham "respeitado em grande parte a trégua unilateral" e garantiu que as Forças Armadas e a polícia estavam prontas para responder às ações da guerrilha.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes