Segunda-feira, 17 de outubro de 2011 - 05h55
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – O Exército do México matou ontem (16) nove integrantes do cartel Los Zetas, que atua no tráfico de drogas, armas e pessoas no país. Os embates ocorreram em Valecillos, no estado de Nuevo León, no Norte. O governo do presidente Felipe Calderón intensificou o combate aos cartéis na região. Dez carteis atuam no país.
De acordo com as autoridades, 21 integrantes do Los Zetas foram mortos nos últimos três dias. No dia 14, as autoridades prenderam o narcotraficante Marco Garza, conhecido como El Chabelo, chefe do cartel em quatro municípios de Nuevo León.
Desde a prisão de El Chabelo, a região foi cercada pelas forças do Exército, da Marinha e da Polícia Federal, depois de as autoridades terem identificado e localizado uma área que se destinava ao treino do cartel.
Segundo as autoridades mexicanas, os principais cartéis em atuação são Los Zetas, Sinaloa, El Golfo e La Família. Porém, existem outros seis considerados de médio porte. Muitos embates ocorrem entre os integrantes desses grupos, em disputa por espaços no país.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)