Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Exército boliviano ocupa empresa de petróleo invadida


Agência O Globo RIO - O Exército da Bolívia ocupou uma empresa de petróleo - subsidiária da Shell - que tinha sido invadida por manifestantes, no departamento de Santa Cruz. O governo boliviano mandou quatro ministros à região para negociar com os manifestantes. Estradas de acesso à Argentina estão bloqueadas há oito dias. Mais de 100 caminhões com combustível não têm como passar. O protesto foi na cidade de Camiri, a 300 quilômetros de Santa Cruz de La Sierra. O fim de semana foi violento. Manifestantes invadiram a empresa multinacional, que produz gasolina e diesel. As válvulas por onde passa o combustível foram fechadas. Oitenta soldados do Exército boliviano foram chamados para expulsar os invasores. Houve muita confusão e tiros. Foram seis confrontos em dois dias. Um cinegrafista da TV boliviana foi atingido na barriga pelos disparos. Os manifestantes exigem que o presidente Evo Morales coloque em prática, efetivamente, a lei de nacionalização do gás e do petróleo, assinada em maio do ano passado. Os bolivianos reivindicam a retomada de 14 campos de petróleo que estão sendo administrados por empresas estrangeiras. Em Santa Cruz de La Sierra e no departamento de Cochabamba eles querem as refinarias da Petrobras, por serem estratégicas para o abastecimento interno. A Petrobras produz na Bolívia cerca de 20 mil barris de petróleo e mais de 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Para suspender os protestos o governo boliviano anunciou que está negociando a compra das refinarias brasileiras e que espera uma resposta da Petrobras até março. A Petrobras informou que as negociações com a Bolívia estão em andamento, mas que não há uma data limite para o fim do processo.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)