Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ex-pres Menem é condenado por tráfico de armas


Da Agência Brasil*

Brasília - O ex-presidente da Argentina e atual senador, Carlos Saúl Menem, 82 anos, foi condenado a sete anos de prisão pela Justiça por venda ilegal de armas à Croácia e ao Equador durante seus mandatos.

O ex-mandatário foi considerado coautor do crime de contrabando e condenado a sete anos de prisão, junto com o então ministro da Defesa Oscar Camillón, que recebeu pena de cinco anos e meio de prisão.

Menem e os demais acusados haviam sido inocentados por uma decisão judicial anterior, mas a Câmara Federal de Cassação revogou a decisão e os condenou, informou a agência de notícias argentina Telam.

De acordo com a agência de notícias de Portugal, Lusa, o presidente do tribunal ordenou o“cumprimento efetivo” da pena e cobrou que a imunidade parlamentar de Menem seja retirada. Como senador, Menem tem imunidade parlamentar até o final do mandato, em 2017.

Menem não participou da audiência por motivos de saúde. O ex-ministro da Defesa também esteve ausente.

Em 8 de março, Menem e Camillón foram considerados culpados por tráfico de armas e de munições com destino ao Equador e Croácia. Maximiliano Rusconi, advogado de Menem, anunciou na ocasião que iria recorrer da sentença.

O ex-chefe de Estado foi indiciado por ter ordenado o envio clandestino de armas avaliadas em pelo menos 400 milhões de pesos (76 milhões de euros), entre 1991 e 1995, aos dois países que estavam em guerra. Em 2001, Menem foi condenado a regime de prisão domiciliar por cinco meses, antes da sanção ser anulada pelo Supremo Tribunal. Em setembro de 2011, foi absolvido. Na ocasião, o procurador tinha solicitado uma pena de oito anos de prisão.

* Com informações da Telam e da Lusa

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes