Sábado, 23 de outubro de 2010 - 20h31
Renata Giraldi
Agência Brasil, Brasília – Depois de receber na última semana o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o presidente do Irã, Mahmoud Amadinejad, prepara-se para recepcionar o boliviano Evo Morales. Ele deve desembarcar amanhã (24) em Teerã.
É a segunda visita do boliviano ao Irã, a primeira foi feita há dois anos. Ahmadinejad e Morales negociam uma série de ações de parceria, por um período de cinco anos, envolvendo US$ 1 bilhão.
As informações são da Agência Boliviana de Notícias (ABN), que é estatal. Os dois presidentes querem desenvolver projetos nas áreas de hidrocarbonetos, mineração, da indústria, agricultura, de infraestrutura, cultura e tecnologia
Há dois meses, ao visitar a Bolívia, o ministro da Indústria e Minas do Irã, Ali Akbar Mehrabian, disse que havia interesses do governo Ahmadinejad em desenvolver projetos na área de mineração, incluindo depósitos de urânio. A informação foi divulgada pela ministra de Planejamento da Bolívia, Viviana Caro.
A partir de setembro de 2007 foram intensificadas as relações entre a Bolívia e o Irã, quando Ahmadinejad visitou La Paz (capital boliviana). Depois, em 2009, o presidente iraniano voltou à Bolívia. Em abril deste ano, foi nomeado o embaixador da Bolívia no Irã, Jorge Miranda.
Morales vai ao Irã no momento em que o país é alvo de uma série de sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e unilateralmente por vários países. Para parte da comunidade internacional, o programa nuclear iraniano é suspeito de produzir secretamente armas atômicas. As autoridades do Irã negam as suspeitas.
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da