Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

EUA temiam que Paquistão alertasse Bin Laden



Da BBC Brasil

Brasília - O diretor da CIA (a central de inteligência americana), Leon Panetta, disse em entrevista à revista Time divulgada nesta terça-feira (3) que os Estados Unidos temiam que o Paquistão colocasse em risco a operação que levou à morte de Osama Bin Laden ao vazar informações para a rede extremista Al-Qaeda.

Em sua primeira entrevista desde a morte de Bin Laden, Panetta deu mais detalhes sobre a missão, realizada por forças especiais americanas no Paquistão, no domingo (1).

Ele disse que, meses atrás, o governo americano chegou a considerar expandir a operação, incluindo outros países, entre eles o Paquistão – aliado dos Estados Unidos. No entanto, segundo Panetta, a CIA descartou essa opção.

"Foi decidido que qualquer esforço para trabalhar com os paquistaneses poderia colocar em risco a missão. Eles poderiam alertar os alvos", disse o diretor da CIA à revista.

Na entrevista, o diretor da CIA – que irá substituir Robert Gates como secretário de Defesa, no fim de junho – disse que se reuniu na terça-feira passada (26/04) com um grupo de 15 assessores para analisar a credibilidade das informações sobre o local em que Bin Laden estava escondido.

Segundo Panetta, havia "evidências circunstanciais" de que o líder da Al-Qaeda vivia escondido em uma mansão na cidade de Abbottabad, a cerca de 100 quilômetros da capital do Paquistão, Islamabad. Não havia, porém, imagens de Bin Laden ou de membros de sua família.

O diretor da CIA disse à Time que nem todos os assessores reunidos estavam convencidos de que Bin Laden realmente vivia no local.

Ele, porém, decidiu defender a realização da missão em uma reunião com o presidente americano, Barack Obama, na quinta-feira passada (28). No dia seguinte, Obama autorizou o ataque.

Segundo a revista, ao dar as ordens ao general William McRaven, comandante das forças especiais, Panetta disse que a missão era "entrar lá e pegar Bin Laden, e se Bin Laden não estiver lá, dar o fora".

A revista relata ainda a tensão durante a operação, assistida em tempo real por Panetta, Obama e outros membros do governo. O diretor da CIA disse que somente quando McRaven disse ter finalmente identificado Geronimo (codinome usado pelos americanos para se referir a Bin Laden) a equipe respirou aliviada.

De acordo com o diretor da CIA, as forças americanas recolheram uma grande quantidade de material do complexo onde Bin Laden vivia, inclusive computadores, e uma força-tarefa foi criada para analisar esses novos dados.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)