Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dilma chega hoje a Nova York para tour de seis dias


A presidente Dilma Rousseff chega neste domingo (18) a Nova York, onde ficará por seis dias. Dilma será a primeira mulher a abrir uma Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Hoje, a presidente não tem compromissos oficiais agendados. Mas, a partir de amanhã, terá uma agenda intensa que inclui encontros bilaterais, discussões e o recebimento de um prêmio, além do discurso para mais de 190 líderes mundiais.

A viagem da presidente será a primeira do seu mandato aos Estados Unidos e já estava prevista desde a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março deste ano. 

Em Nova York, Dilma terá encontros bilaterais com Obama e com os presidentes do México, Felipe Calderón, da França, Nicolas Sarkozy, e com o primeiro-ministro britânico, James Cameron, previstos para terça-feira.

Um dia antes, ela particpa pela manhã de reunião na ONU sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. E, à tarde, de encontro que discute políticas para as mulheres.

Na quarta-feira , a presidente abrirá a 66ª Assembleia-Geral da ONU com discurso para líderes de mais de 190 países. Antes de falar, ela se encontrará com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Dilma será a primeira mulher a abrir a Assembleia da ONU, uma vez que sempre coube ao Brasil fazer a abertura.

As assembleias gerais da ONU acontecem desde 1945, quando a organização foi criada e a primeira sessão especial foi aberta em 1947 por um diplomata brasileiro.

Fonte: Portal R7


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)