Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dia do Trabalho: Polícia turca barra manifestantes


Agência Lusa

A Grécia viveu hoje um 1.º Maio singular. Pela primeira vez, um governo saiu à rua ao lado de cidadãos para reclamar os mesmos objetivos: acabar com as políticas de austeridade e restaurar os direitos laborais.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, apareceu sorridente e sem escolta no meio da manifestação principal no centro de Atenas, na qual participaram homens e mulheres de todas as idades. Varoufakis recusou fazer qualquer comentário político, enquanto outros ministros se alinharam com os desejos do povo de acabar com as políticas de austeridade e reiteram as promessas do governo de não passar as suas "linhas vermelhas".

"As linhas vermelhas do governo são profundamente vermelhas", assegurou o ministro do Trabalho, Panos Skurletis, numa alusão à promessa do Governo de não desistir dos planos de restaurar os convénios coletivos e o salário mínimo, nem de ceder às pretensões dos credores de reduzir as pensões e os salários do setor público.

O ministro da Energia, Panayotis Lafazanis, que desfilou com os sindicatos no princípio da manifestação, sublinhou que o governo "não vai assinar qualquer acordo que esteja em contradição com o programa do Syriza (o partido no governo)" e garantiu que "os credores podem esquecer" esta hipótese.

Ao contrário do que tinha circulado nos meios jornalísticos, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, não participou da manifestação, mas deixou uma mensagem na sua conta do twitter. "A nossa luta pela proteção e ampliação dos nossos direitos, pela democracia e pela vida com dignidade vencerá", escreveu.

Na Turquia, mais de 20 mil policiais controlam o centro de Istambul, cujas ruas estão cortadas por barreiras num raio de três quilômetros em torno da praça Taksim, para evitar que se celebre  o Dia do Trabalho.

A imprensa turca adianta que também pelo menos 30 membros do Partido Comunista foram detidos pela polícia. Os meios locais informam que a polícia está detendo aleatoriamente pessoas que usam máscaras de gás e que há agentes vestidos à paisana, adianta o jornal turco Hurriyet.

Mesmo assim, os agentes lançaram esta manhã gases lacrimogêneos contra grupos de manifestantes que tentam marchar para a praça Taksim a partir de bairros próximos, provocando alguns feridos, diz o jornal BirGun daily. Os agentes chegaram à praça esta madrugada e se juntaram a 70 veículos armados, informou a CNNTurk.

O gabinete do governador de Istambul assegurou que não será permitida qualquer celebração na praça Taksim e que quem desejar celebrar o Dia do Trabalho deve fazê-lo em qualquer uma das oito zonas da capital expressamente habilitadas para aquele tipo de manifestações.

As celebrações do 1.º de Maio tiveram lugar na praça de Taksim durante décadas. O local ficou carregado de significado depois do denominado Massacre de 1.º de Maio ou Domingo Sangrento de 1977, quando 34 pessoas foram assassinadas e 120 ficaram feridas num atentado contra os manifestantes.

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)