Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Deputados de Chávez e oposição trocam socos no plenário



Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – A sessão da Câmara da Assembleia Nacional da Venezuela foi marcada ontem (10) por momentos de violência e agressão entre os parlamentares. Um deputado de oposição e outros da situação saíram aos socos. A confusão foi provocada porque o oposicionista Alfonso Marquina pediu silêncio à bancada do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Os governistas reagiram.

A briga foi transmitida ao vivo pelas redes locais venezuelanas de televisão. De 2006 a 2010, Chávez manteve maioria no Parlamento da Venezuela. Mas no ano passado, com as eleições, os oposicionistas conseguiram retomar parte do espaço na Assembleia Nacional. Paralelamente, o presidente ampliou os poderes por meio de decretos.

As informações são da imprensa estatal, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN) e a rede multiestatal, a Telesur. A confusão ocorreu durante sessão em que estavam presentes ministros de várias áreas de governo, que foram ao Congresso para responder perguntas sobre ações específicas.

No total foram feitas, por parlamentares, 60 perguntas durante cerca de nove horas de sessão. Alguns dos presentes eram os representantes dos ministérios da Saúde, de Educação Básica e Educação Superior.

De acordo com a agência estatal, antes de encerrar a sessão, quase todos os assentos destinados à oposição no plenário estavam vazios. Para os governistas, a violência e o desrespeito marcaram o comportamento da oposição a Chávez. Segundo a imprensa estatal, foi o deputado Marquina que provocou a confusão na sessão parlamentar.

"Temos visto que, após cinco anos, os legisladores da oposição são os mesmos que vimos com o comportamento de violência”, disse a deputada governista do Partido Socialista Unido da Venezuela, Cilia Flores.


 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes