Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 07h05
Renata Giraldi
Agência Brasil
Brasília – A sessão da Câmara da Assembleia Nacional da Venezuela foi marcada ontem (10) por momentos de violência e agressão entre os parlamentares. Um deputado de oposição e outros da situação saíram aos socos. A confusão foi provocada porque o oposicionista Alfonso Marquina pediu silêncio à bancada do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Os governistas reagiram.
A briga foi transmitida ao vivo pelas redes locais venezuelanas de televisão. De 2006 a 2010, Chávez manteve maioria no Parlamento da Venezuela. Mas no ano passado, com as eleições, os oposicionistas conseguiram retomar parte do espaço na Assembleia Nacional. Paralelamente, o presidente ampliou os poderes por meio de decretos.
As informações são da imprensa estatal, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN) e a rede multiestatal, a Telesur. A confusão ocorreu durante sessão em que estavam presentes ministros de várias áreas de governo, que foram ao Congresso para responder perguntas sobre ações específicas.
No total foram feitas, por parlamentares, 60 perguntas durante cerca de nove horas de sessão. Alguns dos presentes eram os representantes dos ministérios da Saúde, de Educação Básica e Educação Superior.
De acordo com a agência estatal, antes de encerrar a sessão, quase todos os assentos destinados à oposição no plenário estavam vazios. Para os governistas, a violência e o desrespeito marcaram o comportamento da oposição a Chávez. Segundo a imprensa estatal, foi o deputado Marquina que provocou a confusão na sessão parlamentar.
"Temos visto que, após cinco anos, os legisladores da oposição são os mesmos que vimos com o comportamento de violência”, disse a deputada governista do Partido Socialista Unido da Venezuela, Cilia Flores.
Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)