Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Deputados americanos pressionam pela liberação de pilotos do Legacy


Agência O GloboRIO - Três parlamentares americanos procuraram na quinta-feira por autoridades dos Estados Unidos para conseguir a liberação dos dois pilotos do jato executivo Legacy, informou nesta sexta-feira o jornal nova-iorquino "Newsday". A publicação tem sede em Long Island, região do estado de Nova York, onde vivem Joseph Lepore e Jan Paladino. Eles tiveram o passaporte apreendido pela Justiça brasileira e estão impedidos de deixar o país, até que sejam encerradas as investigações sobre a colisão em pleno ar do jato com o avião da Gol, há uma semana.Segundo a reportagem do jornal, a empresa ExcelAire, que é dona do Legacy e emprega os pilotos, alertou para o risco de as autoridades brasileiras se precipitarem no julgamento deles.Após ser contatado pela ExcelAire, o deputado Peter King escreveu para a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, uma mensagem de apelo: "Eu peço que você faça tudo o que puder para que estes americanos sejam autorizados a voltar para casa imediatamente". De acordo com o "Newsday", Condoleezza está em viagem no Oriente Médio e não respondeu imediatamente à carta. King disse ao jornal estar preocupado com a segurança dos pilotos.O deputado Steve Israel teria entrado em contato com o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil para tratar da questão. Segundo o gabinete do parlamentar, a intenção era se certificar de que o caso está recebendo a atenção dos diplomatas americanos.Um porta-voz afirmou que o deputado Gary Arckerman também ligou para o embaixador brasileiro nos EUA para pressionar pela liberação dos pilotos.O Departamento de Estado americano informou que, caso seja apurada a responsabilidade de Lepore e Paladino depois que eles forem autorizados a deixar o Brasil, há um tratado de extradição entre os dois países.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Latuff mostra a nova face dos EUA

Latuff mostra a nova face dos EUA

O chargista Carlos Latuf fez uma ilustração mostrando crianças dentro de uma jaula, em referência à política "tolerância zero" do governo dos Estados

EUA: 49 crianças brasileiras estão em abrigos separadas dos pais

EUA: 49 crianças brasileiras estão em abrigos separadas dos pais

A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Papa detona Trump e condena separação de famílias de imigrantes

Papa detona Trump e condena separação de famílias de imigrantes

O papa Francisco criticou a política de separação de famílias imigrantes na fronteira dos EUA com o México do governo Donald Trump

Alemanha, França e Itália condenam ex-ministros por irregularidades

Na história recente da Europa, há uma série de casos de corrupção envolvendo políticos que resultaram em condenações e prisões.