Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cuba: 402 pessoas detidas em abril por motivação política


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Em Cuba, 402 pessoas foram detidas em abril por motivação política, segundo a organização não governamental (ONG) Comissão dos Direitos do Homem e da Reconciliação Nacional. De acordo com relatório divulgado pela instituição, a maior parte das detenções foi feita por menos de 24 horas ou por poucos dias. A organização informou ainda que Cuba ocupa, na América Latina, o primeiro lugar em cerceamento à liberdade de expressão.

O país é comandado pelo Partido Comunista desde 1959, quando houve a Revolução Cubana e a deposição do poder do então presidente Fulgencio Batista (1940-1944 e 1952-1959), apontado como ditador.

Nos primeiros meses do ano, a Comissão dos Direitos do Homem e da Reconciliação Nacional identificou 2.795 detenções apontadas como arbitrárias - 721 a mais do que durante o ano de 2010, mas 1.328 a menos do que em 2011.

Um dos dissidentes políticos presos é José Daniel Ferrer, que será julgado por "desordem pública". Presidente da União Patriótica de Cuba, Ferrer foi detido depois da visita do papa Bento XVI a Havana, em março.

A comissão informou ainda que em Cuba há de 150 a 200 prisões, centros de correção e campos de trabalho, que reúnem de 70 mil a 80 mil detentos. "Milhares [desses detentos] são absolutamente inocentes ou cometeram delitos menores que não devem ser castigados com a detenção”, diz o relatório da ONG.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)