Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Sul e EUA vão iniciar manobras militares conjuntas


*Da Agência Lusa

Seul e Washington anunciaram hoje (10) que as duas maiores manobras militares conjuntas anuais começam no próximo dia 24, o que poderá colocar em perigo a realização do encontro de famílias separadas entre as duas Coreias, programado para esses dias.

Os exercícios militares Key Resolve vão terminar em 6 de março e os Foal Eagle começam no mesmo dia, estendendo-se por quase dois meses até 18 de abril, informou o Comando das Forças Conjuntas (CFC) da Coreia do Sul e dos Estados Unidos em comunicado.

As manobras são executadas em território da Coreia do Sul (em terra, mar e ar) e estarão orientadas para coordenar a defesa dos aliados perante um hipotético conflito com a vizinha Coreia do Norte.

As Forças Conjuntas asseguraram ter informado à Coreia do Norte que os exercícios militares são de caráter defensivo e "não provocador", depois de Pyongyang ter exigido nas últimas semanas o cancelamento das manobras, que considera um teste de agressão.

Teme-se que o regime de Kim Jong-un reaja com duras críticas ao anúncio das manobras e que cancele o próximo encontro de famílias separadas das duas Coreias, programado para o período de 20 a 25 deste mês.

Os Estados Unidos têm 28.500 militares na Coreia do Sul e comprometeram-se a defender o seu aliado desde a Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

*Com informações da Agência Lusa

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes