Domingo, 3 de janeiro de 2016 - 09h17
Pelo menos 16 combatentes do grupo Estado Islâmico foram mortos em confrontos com uma coligação militar árabe-curda no Norte da Síria, perto do feudo ‘jihadista’ de Raqa, informou hoje (3) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Os ‘jihadistas’ tinham lançado uma ofensiva a 30 de dezembro contra diversas localidades em poder das Forças Democráticas Sírias (FDS) perto de Ain Issa, uma cidade controlada pela coligação, situada a 50 quilómetros ao Norte de Raqa, considerada a “capital” do Estado Islâmico na Síria.
Nessa ofensiva foram mortos 21 combatentes das forças curdas.
Ontem (2) à noite, “16 ‘jihadistas’ foram mortos e 19 feridos” em combates perto de Ain Issa com homens do FDS, que recuperaram uma pequena localidade que tinham perdido alguns dias antes para o Estado Islâmico, afirmou o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane.
As FDS, formadas principalmente pelas unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) e combatentes árabes, encontram-se na primeira linha da luta contra os ‘jihadistas’.
Em 26 de dezembro, a coligação retomou do Estado Islâmico a barragem de Tichrine sobre o Eufrates, no Norte da Síria, assim como muitas localidades sobre a margem leste do rio.
Segundo a OSDH, a barragem é estratégica, porque fornece eletricidade a váriass regiões da província de Alepo.
Trata-se da segunda grande operação da coligação, fundada em outubro, que retomou do Estado Islâmico cerca de 200 aldeias na província de Hassaké.
Na margem oeste do Eufrates, o Estado Islâmico controla ainda vastos territórios de Raqa a Jarablus, perto da fronteira turca.
O conflito na Síria, que causou mais de 260 mil mortos desde março de 2011, começou pela repressão de manifestações pacíficas e evoluiu para uma guerra complexa, opondo inúmeros atores e implicando potências estrangeiras e grupos ‘jihadistas’.
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin