Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Confrontos no Norte da Síria matam pelo menos 16 do EI



Da Agência Lusa

Pelo menos 16 combatentes do grupo Estado Islâmico foram mortos em confrontos com uma coligação militar árabe-curda no Norte da Síria, perto do feudo ‘jihadista’ de Raqa, informou hoje (3) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os ‘jihadistas’ tinham lançado uma ofensiva a 30 de dezembro contra diversas localidades em poder das Forças Democráticas Sírias (FDS) perto de Ain Issa, uma cidade controlada pela coligação, situada a 50 quilómetros ao Norte de Raqa, considerada a “capital” do Estado Islâmico na Síria.

Nessa ofensiva foram mortos 21 combatentes das forças curdas.

Ontem (2) à noite, “16 ‘jihadistas’ foram mortos e 19 feridos” em combates perto de Ain Issa com homens do FDS, que recuperaram uma pequena localidade que tinham perdido alguns dias antes para o Estado Islâmico, afirmou o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane.

As FDS, formadas principalmente pelas unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) e combatentes árabes, encontram-se na primeira linha da luta contra os ‘jihadistas’.

Em 26 de dezembro, a coligação retomou do Estado Islâmico a barragem de Tichrine sobre o Eufrates, no Norte da Síria, assim como muitas localidades sobre a margem leste do rio.

Segundo a OSDH, a barragem é estratégica, porque fornece eletricidade a váriass regiões da província de Alepo.

Trata-se da segunda grande operação da coligação, fundada em outubro, que retomou do Estado Islâmico cerca de 200 aldeias na província de Hassaké.

Na margem oeste do Eufrates, o Estado Islâmico controla ainda vastos territórios de Raqa a Jarablus, perto da fronteira turca.

O conflito na Síria, que causou mais de 260 mil mortos desde março de 2011, começou pela repressão de manifestações pacíficas e evoluiu para uma guerra complexa, opondo inúmeros atores e implicando potências estrangeiras e grupos ‘jihadistas’.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)