Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Comando Militar egípcio vai respeitar tratados internacionais


 

Da BBC Brasil

Brasília – O Comando Militar egípcio, que assumiu o poder depois da renúncia do presidente Hosni Mubarak, afirmou hoje (12) que vai respeitar todos os tratados internacionais firmados pelo país.

O anúncio foi lido por um porta-voz do militares na TV estatal egípcia. O comunicado, embora não faça referências explícitas a nenhum acordo específico, dá margem ao entendimento de que o tratado de paz entre o Egito e Israel ficará intacto.

Os militares também se disseram comprometidos a entregar o poder a um governo civil, mas não estabeleceram um prazo para isso nem fizeram referência direta às eleições presidenciais que estão, a princípio, marcadas para setembro.

O Comando Militar egípcio pediu ainda que os integrantes do governo anterior continuem nos seus cargos interinamente, até que uma solução política seja encontrada no país.

No dia seguinte à renúncia de Mubarak, a vida na capital egípcia, Cairo, começa a voltar ao normal, enquanto o futuro político do país começa a ser discutido, depois de quase 20 dias de protestos e violência.

Na Praça Tahrir, ponto principal de concentração dos protestos iniciados em 25 de janeiro, centenas de pessoas continuam acampadas. Milhares de manifestantes passaram a noite no local, comemorando a saída do presidente.

O Exército egípcio começou a retirar as barricadas dos acessos à praça, removendo carros queimados que serviam de barreiras. As Forças Armadas mantêm tanques e veículos blindados nas ruas, principalmente em frente aos prédios do governo e de outras instalações importantes.

Diversos grupos já propõem mudanças na Constituição do país, em artigos referentes ao processo político e às liberdades civis.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)