Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

China proíbe produção e exportação de pesticidas que reduz espermatozóides


Marina Wentzel (Hong Kong) - BBCBrasil

A China anunciou que vai banir a produção de cinco pesticidas tóxicos, que eram exportados para 60 países emergentes, entre eles o Brasil, informou o jornal estatal China Daily nesta terça-feira.
Estatísticas do governo chinês revelam que no ano passado as exportações dos cinco químicos tóxicos somaram 28 mil toneladas para o mundo todo, o que corresponde a US$ 20 milhões.

A imprensa oficial não chegou a divulgar uma lista com o nome de todas as substâncias, mas revelou que metamidofós é uma delas.

De acordo com um documento da FAO, órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, metamidofós é um organofosforado altamente tóxico utilizado no Brasil como inseticida.

Já foi observado que homens expostos ao produto sofrem redução de espermatozóides e a ingestão pode causar morte, mas não há, porém, comprovação de que o agrotóxico seja cancerígeno, diz o documento da FAO.

Não foram divulgadas estatísticas chinesas com o número específico das exportações ao Brasil.

Entretanto, segundo dados do ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a setembro deste ano o Brasil comprou da China mais de 91 mil toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo, num valor superior a US$ 32 milhões.

Desvio de agrotóxicos

Em coletiva de imprensa, o vice-ministro de Agricultura chinês, Gao Honghin, disse que a proibição faz parte dos esforços do país em garantir que seus produtos alimentícios tenham padrões de qualidade confiáveis.

Desde janeiro é proibido o uso dos cinco agrotóxicos nas plantações dentro da China, mas a produção seguia liberada para a exportação.

Até o momento, o ministério da Agricultura da China já fechou sete indústrias e apreendeu 479 toneladas de químicos. Outras 16 empresas devem suspender a fabricação dos pesticidas em breve.

O vice-ministro admitiu que apesar dos esforços para controlar o destino dos agrotóxicos, muitas vezes eles acabavam sendo desviados e utilizados domesticamente, e que por esse motivo a China decidiu banir toda a produção.

A rigorosa campanha de inspeção e controle agrícola faz parte da ofensiva do governo chinês para reconquistar a credibilidade dos produtos nacionais junto aos consumidores.

O esforço é uma resposta à recente onda de escândalos envolvendo a qualidade das manufaturas, remédios e alimentos fabricados no país.

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)