Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chávez sinaliza que vai buscar aproximação com a oposição


Enviada Especial da EBC
Renata Giraldi
Agência Brasil

Caracas (Venezuela) e Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, indica que em seu terceiro mandato buscará uma relação menos tensa e mais próxima com a oposição. Ele disse ontem (8) ter conversado de “forma amistosa” com seu principal opositor, Henrique Capriles, que nas eleições de domingo (7) reuniu em seu favor 14 partidos críticos do governo.

Por intermédio da rede social Twitter, Chávez informou aos venezuelanos sobre a conversa com Capriles. “Acredite em mim: mantive uma conversa, por telefone, agradável com Henrique Capriles. Convido à Unidade Nacional, respeitando as nossas diferenças”, disse.

Também por meio do Twitter, Capriles fez comentários sobre a conversa com Chávez. “Em nome de mais de 6,5 milhões de venezuelanos, fiz um chamado [a Chávez] em favor da unidade do país e ao respeito a todos”, informou.

O coordenador da campanha de Capriles, Armando Briquet, disse que, pela primeira vez, Chávez tratou de forma respeitosa o opositor sem chamá-lo de “majunche”, que significa falsificado em espanhol. A conversa foi feita pelo telefone celular de Briquet, pois Capriles diz ter medo de ser alvo de escuta telefônica.

Na conversa, segundo Briquet, Capriles desejou a Chávez que sua saúde continue melhorando. Desde o ano passado, o presidente se submete a um tratamento para combater o câncer que surgiu na região pélvica, fez cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia.

Nas eleições presidenciais de domingo (7), Chávez obteve 55,11% dos votos, com uma diferença de mais de 1,5 milhão de votos em relação a Capriles, que conquistou 44,27%. Os resultados foram divulgados ontem pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), considerando 96,7% das urnas apuradas.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)