Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Buenos Aires: Cristina Kirchner ameniza protesto


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O protesto que ocorreu ontem (20) em Buenos Aires, paralisando parcialmente a capital, sob a liderança dos três maiores sindicatos de trabalhadores do país, teve os efeitos amenizados pela presidenta Cristina Kirchner. Ao comandar a cerimônia do Dia da Soberania Nacional, em comemoração ao aniversário de 167 anos da Batalha de Vuelta de Obligado, a presidenta rechaçou os impactos do movimento. “Eu não me afeto com ameaças, vou manter o que tenho de fazer”, disse ela.

Os trabalhadores que lideraram a paralisação e a manifestação exigem o combate à inflação, aumento do salário mínimo e a redução da carga tributária. O protesto contra o governo foi o segundo em duas semanas. A entidade sindical que representa os caminhoneiros, uma das maiores da Argentina, coordenou o movimento.

No discurso, Cristina Kirchner disse que o "direito de greve é ​​sagrado", mas acrescentou que "é direito de todo trabalhador decidir o que ele quer fazer", porque "a vontade dos trabalhadores não pode ser dominada por qualquer um."

A presidenta pediu “desculpas aos argentinos que [ontem] não puderam viajar nos aviões da Aerolineas Argentinas porque os sindicatos não cumpriram suas funções". “Foi uma injustiça e falta de solidariedade" , ressaltou. A paralisação na Argentina afetou também os turistas brasileiros que tentavam embarcar para o país vizinho, pois voos foram adiados e alguns cancelados.

Ao longo do dia, assessores de Cristina Kirchner condenaram as paralisações que atingiram parcialmente os ônibus e o metrô de Buenos Aires, assim como as atividades nos principais aeroportos do país. Segundo relatos, em Buenos Aires o clima ontem era de feriado devido à falta de movimento.

Apesar da paralisação de ontem, a seleção brasileira de futebol conseguiu chegar à Argentina para a disputa de hoje do superclássico das Américas. Brasil e Argentina jogam à noite, no estádio da Bombonera, em Buenos Aires, que é a sede do Boca Juniors.

*Com informações das agências pública de notícias da Argentina, Telam, e estatal de Cuba, Prensa Latina
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes