Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolivianos estão agindo em território brasileiro




Cinco homens armados invadiram a casa de um engenheiro no final de semana. Diversas casas foram alvejadas à bala.

ALEXANDRE LIMA (*)
[email protected]

BRASILÉIA, AC — Mercenários a serviço do governo da Bolívia estão agindo em território brasileiro, no Acre, para tentar capturar adversários de Evo Morales que, em setembro, com a decretação do estado de sítio no Departamento (estado) de Pando se refugiaram em terras acreanas. A cidade de Epitaciolândia (AC) foi palco no último final de semana da ação desses grupos.  

Armados com pistolas e revólveres, cinco homens tentaram seqüestrar no sábado, 6, o arquiteto boliviano Júlio Villalobos, conhecido como “Julito”.  Villalobos é ex-diretor do ‘Caminos’, empresa estatal de Pando responsável pela manutenção das rodovias na Bolívia.  

Do lado brasileiro, casas onde vivem os bolivianos também foram alvejadas a tiros de fuzil e pistolas 44, de uso exclusivo das Forças Armadas. Os projéteis foram recolhidos hoje por policiais brasileiros.  No mês passado, outras casas haviam sido atingidas.  À época, o Exército Brasileiro estava de prontidão na fronteira devido ao estado de sítio em Pando e recolheu os projéteis para análise.

Júlio Villalobos passou a residir em Rio Branco, a capital do Acre, desde que passou a ser caçado pelo governo boliviano. A família dele, que morava em Cobija, a capital de Pando, também cruzou a fronteira em busca de abrigo do lado brasileiro. Na Bolívia, a família de Villalobos já havia sido molestada pelos partidários de Evo Morales. A casa deles foi invadida no mês de setembro, quando da decretação do estado de sítio na cidade.

A invasão aconteceu por volta das 22h de sábado. Villalobos tinha saído para visitar amigos. Avisou que voltaria logo.  Cinco minutos após se ausentar do local, a casa dele teve a porta arrombada e, posteriormente, invadida pelos cinco homens armados à sua procura. O arquiteto foi à fronteira pegar os documentos necessários para sua estada em solo brasileiro. 

Ao vasculharem a casa, os mercenários encontraram e levaram  R$ 100 mil reais em dinheiro provenientes da venda da sua casa em Cobija.  Villalobos usaria o dinheiro para comprar uma casa do lado brasileiro. Ele disse que  não voltar a morar na Bolívia enquanto Evo Morales for o presidente. Os mercenários também levaram jóias e outros objetos de valor. Segundo o arquiteto, essa é a terceira vez que invadem sua casa. 
 
A ação dos mercenários deixou as autoridades de segurança (o Exército e a Polícia Federal) em estado de alerta. Desde a semana passada, o Exército e a PF intensificaram a fiscalização na fronteira. Os serviços de inteligência identificaram um plano das autoridades bolivianas para seqüestrar aqueles que cruzaram a fronteira e se refugiaram no Acre. Devido a esse fato, o Exército passou a fazer sobrevôos diários na linha de fronteira do Brasil com a Bolívia.

A polícia brasileira identificou pessoas suspeitas fazendo rondas em motocicletas em várias áreas de Brasiléia e Epitaciolândia.  Os locais onde foram vistos ficam próximos dos abrigos onde dezenas de bolivianos encontram-se refugiados.   Depois da saída do Exército da fronteira também aumentaram os roubos de carros e motocicletas.

Outro fato que chama a atenção das autoridades brasileiras é que essas ações só ocorrem quando o ministro de Governo, Ramón Quintana, se encontra na cidade de Pando. Quintana estava nos últimos dias na cidade boliviana.

(*) É jornalista e editor do site O Alto Acre, de Brasiléia (AC).

Fonte: A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopiniao.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe