Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia volta a fechar a torneira do gás para Mato Grosso


Agência O Globo O fornecimento de gás natural da Bolívia para Mato Grosso foi interrompido mais uma vez. A Usina Termelétrica de Cuiabá está trabalhando com a capacidade reduzida e o gás armazenado nos dutos servirá apenas para o trabalho dos próximos dois dias. A usina atende a 50% da demanda de Cuiabá e região, mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico descartou a possibilidade de apagões em Mato Grosso. O ONS explicou que, mesmo com a paralisação da termelétrica, o sistema funciona sem riscos no estado. O envio de gás para Mato Grosso foi interrompido no dia 24 de agosto. A usina não funcionou durante 20 dias e a situação foi contornada no fim de semana. No entanto, o fornecimento durou três dias e, nesta terça-feira, a Bolívia suspendeu novamente o envio do gás. O diretor da Pantanal Energia, Carlos Baldi, disse que o contrato com a Bolívia vale até 2019 e que o país vizinho tem que honrar com o repasse de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia para a usina termelétrica. Se o fornecimento de gás natural não voltar ao normal nos próximos dias, a usina deve parar na quinta-feira. - O problema com isso é que o sistema de Mato Grosso fica frágil, ele perde confiabilidade - disse Baldi.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)