Porto Velho (RO) domingo, 14 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia reconhece que fez vistoria em avião da FAB


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O ministro da Defesa da Bolívia, Rubén Saavedra, reconheceu, em nota oficial, que foi feita vistoria em avião do ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, em 2011. O ato provocou protestos e cobranças de explicações do governo brasileiro. Para o governo da Bolívia, o impasse foi superado, mas para isso houve várias reuniões com autoridades brasileiras. Os bolivianos prometem punir “excessos” cometidos nos aeroportos do país.

A ministra das Comunicações da Bolívia, Amanda Davila, também se manifestou sobre o tema. O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que militares fizeram buscas na aeronave brasileira porque houve denúncias que drogas estavam escondidas no avião. As autoridades bolivianas negam que a ação ocorreu na tentativa de verificar se o senador de oposição Roger Pinto Molina estava na aeronave de Amorim.

Pinto Molina está abrigado na Embaixada do Brasil na Bolívia há 13 meses e aguarda salvo conduto para deixar a representação diplomática e asilar-se em território brasileiro. Mas as autoridades bolivianas se recusam a emitir o documento, alegando que o parlamentar responde a processos judiciais no país.

A vistoria à aeronave de Amorim gerou mal-estar entre Brasil e Bolívia. A ministra boliviana admitiu que houve “série de reuniões bilaterais e o impasse foi superado”.

“O governo boliviano lamenta os incidentes ocorridos no segundo semestre do 2011 envolvendo ações de operativos da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico da Bolívia em aviões da Força Aérea Brasileira [FAB]”, disse Amanda Davila.

No Brasil, o Ministério da Defesa divulgou nota há dois dias lamentando o que ocorreu com a aeronave de Amorim e informando não aceitar tal procedimento. “No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade. Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas”, diz o texto.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe